Processos de aprendizagem da empreendedora em empresas de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Eduarda Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214573
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Maria Eduarda GonçalvesTodescat, Marilda2020-10-21T21:07:10Z2020-10-21T21:07:10Z2019363861https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214573Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.Na busca por novas oportunidades de negócios, o empreendedor realiza ações que o inserem em um contexto de aprendizagem individual e social, processo este determinado por uma série de fatores, como networking, experiências anteriores e valores socialmente compartilhados. No entanto, a literatura destaca divergências nas experiências pessoais e profissionais femininas, quando comparadas ao gênero masculino, que acabam por influenciar em seu processo de aprendizagem e, consequentemente, na participação feminina no empreendedorismo. Atualmente, as mulheres representam população crescente de empreendedores, promovendo papel essencial para o desenvolvimento econômico, apesar de sua participação em setores de alto valor agregado, como o de tecnologia, ainda ser expressivamente inferior à masculina. Tal situação é observada em Florianópolis - SC, uma das cidades mais empreendedoras do Brasil, inclusive recentemente nomeada de ?Capital da Inovação?, cuja representatividade feminina à frente de empresas ainda é reduzida, motivo este que conduziu à criação da presente pesquisa. O objetivo do presente estudo consiste em analisar os processos de aprendizagem de empreendedoras no setor de tecnologia na incubadora CELTA, localizada em Florianópolis. Classifica-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e utiliza como fonte de dados análise documental e entrevistas semiestruturadas efetuadas com as cinco empreendedoras proprietárias de empresas incubadas no CELTA e com o gestor da instituição. Constatou-se a importância do ambiente para o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, destacando-se dois principais influenciadores para a aprendizagem: a família, quando possui histórico na profissão, e o meio educacional, quando conta com profissionais incentivadores à atividade empreendedora. A respeito da contribuição do CELTA para a aprendizagem, verificou-se uma série de ações neste sentido, as quais também consistem em um diferencial competitivo para as empresas incubadas: disponibilização gratuita de ferramentas para o apoio à gestão e de assessoria em diversas áreas do conhecimento, promoção de eventos para o acesso a novos conhecimentos, contatos e oportunidades de negócios nacionais e internacionais. Em relação aos fatores restritivos e/ou facilitadores ao processo de empreendedorismo, foi evidenciada a divergência entre gêneros, implicando em maiores barreiras para a atuação feminina no setor. Ainda que a incubadora proporcione um ambiente de igualdade de gênero no acesso a oportunidades pelas empreendedoras, observou-se a presença de outros fatores dificultadores à atuação feminina relacionados ao contexto em que as mulheres estão inseridas, como o descrédito de empreendedores acerca de suas competências e pressões sociais relacionadas a responsabilidades unilaterais femininas quanto à família e filhos. Percebeu-se que mesmo pertencendo a uma minoria privilegiada da população brasileira, a qual empreende em função da identificação de uma oportunidade e possui alto nível de formação educacional, as empreendedoras em questão ainda sofrem os reflexos dos processos de socialização e aculturação baseados na polarização entre gêneros opostos e na determinação de diferentes responsabilidades para cada. Como consequência, foram relatados baixos níveis de autoeficácia no início de suas carreiras, que foi se transformando em segurança à medida que as empreendedoras adquiriam experiências e começavam a confiar em seu potencial. Sugerem-se algumas formas para incentivar uma maior participação de empreendedoras no setor de tecnologia: a utilização do processo educacional para disseminar concepções igualitárias entre gêneros, a divulgação de cases de empreendedoras de sucesso e a inserção da diversidade nas empresas e em linhas de financiamento.<br>Abstract : In the search for new business opportunities, the entrepreneur carries out actions that fit into a context of individual and social learning, the process is carried out by a series of factors, such as networking, previous experiences and socially shared values. However, the literature presents divergences about the personal and professional female experiences, when compared to the masculine gender, that ends up influencing its learning process and, consequently, the female participation in the entrepreneurship. Currently, women represent a growing population of entrepreneurs, promoting essential role for economic development, although their participation in sectors of high added value, such as technology, is still significantly lower than male. This situation is observed in Florianópolis - SC, one of the most enterprising cities in Brazil, recently been named \"Capital of Innovation\", whose female representation at the head of companies is still small, reason that led to the creation of the current research. The objective of the present study is to analyze the learning processes of entrepreneurs in the technology sector in the CELTA incubator, located in Florianópolis. It is classified as a case study of a qualitative nature and uses as a data source documentary analysis and semi-structured interviews with the five entrepreneurs who own companies incubated at CELTA and with the institution's manager. It was verified the importance of the environment for the development of entrepreneurial skills and abilities, highlighting two main influencers for learning: family, when it has a history in the profession, and educational environment, when it counts on professionals who encourage entrepreneurship. With regard to CELTA's contribution to learning, a series of actions were carried out in this regard, which also consist of a competitive differential for incubated companies: free provision of tools to support management and advice in several areas of knowledge, promotion of events for access to new knowledge, contacts and national and international business opportunities. Regarding the restrictive factors and / or facilitators to the entrepreneurship process, it was evidenced the divergence between genders, implying greater barriers for female performance in the sector. Although the incubator provides an environment of gender equality in the access to opportunities by the entrepreneurs, it was observed the presence of other factors hindering the female performance related to the context in which women are inserted, such as the discredit of entrepreneurs about their competencies and social pressures related to unilateral female responsibilities for family and children. It was noticed that, even corresponding to a privileged minority of the brazilian population, which enterprises because of the identification of an opportunity and has a high educational level, the entrepreneurs in question still suffer the reflexes of the processes of socialization and acculturation based on the polarization between different genders and in determining different responsibilities for each. As a consequence, low levels of self-efficacy were reported early in their careers, which turned in to security as entrepreneurs acquired experiences and began to trust their potential. Some ways to encourage a greater participation of entrepreneurs in the technology sector are suggested: the use of the educational process to disseminate gender equal conceptions, the dissemination of cases of successful entrepreneurs and the insertion of diversity in companies and in financing lines.192 p.| il.porAdministraçãoAprendizagemMulheres nos negóciosEmpreendedorismoProcessos de aprendizagem da empreendedora em empresas de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD1104-D.pdfPCAD1104-D.pdfapplication/pdf6771701https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214573/-1/PCAD1104-D.pdf7935f5c7cab0d2aa4de69d9d2203a677MD5-1123456789/2145732020-10-21 18:07:10.611oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214573Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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