Processo de ensino: aprendizagem via internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83766 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a2cfece317af8db4a73d4fb2cd1ee86d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83766 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Processo de ensino: aprendizagem via internetEngenharia de produçãoEnsino a distanciaInternet (Redes de computadores)AprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho apresenta fundamentação teórica sobre a evolução das mídias, marcos históricos, conceitos, característica da EAD, legislação, gerações de EAD e descrição de algumas instituições que realizam cursos à distância e ainda, mudanças de paradigmas da educação presencial e a distância. Busca também, elaborar e aplicar um projeto experimental, utilizando a tecnologia (computador/internet) para ampliação do conhecimento da disciplina de Bioestatística a ser aplicado a alunos do 2° ano do Curso de Farmácia e Bioquímica do Centro Universitário Campos de Andrade - UniAndrade, da Cidade de Curitiba / Paraná. O projeto objetiva verificar a viabilidade didática da utilização da tecnologia (computador/internet) através de programa de EAD, adequando-se à nova realidade cultural, tendo em vista que, neste final de século XX e início de século XXI, todos os setores da sociedade estão ligados às mídias e "globalizando" as mentes e as expectativas de todas as gerações. A pesquisa realizada permitiu verificar que os métodos de ensino com o auxilio da Internet é viável, tendo em vista o percentual significativo de acadêmicos que possuem computador de uso pessoal com possibilidade de acessar a Internet em casa, no trabalho ou no Centro Universitário e também que, independente da idade ou do sexo dos acadêmicos, os mesmos estão preparados e motivados para usar as tecnologias como aliadas ao processo educacional. Entre as recomendações apresentadas, sugere-se que se desenvolvam cursos que sejam disponibilizados no site da UniAndrade para que os acadêmicos tenham acesso independente do local onde se encontram.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Mari Elen Campos de2012-10-20T03:11:58Z2012-10-20T03:11:58Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 147 f.| il., tabs., grafs.application/pdf191408http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83766porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:59:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83766Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:59:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
title |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
spellingShingle |
Processo de ensino: aprendizagem via internet Andrade, Mari Elen Campos de Engenharia de produção Ensino a distancia Internet (Redes de computadores) Aprendizagem |
title_short |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
title_full |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
title_fullStr |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
title_full_unstemmed |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
title_sort |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
author |
Andrade, Mari Elen Campos de |
author_facet |
Andrade, Mari Elen Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mari Elen Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Internet (Redes de computadores) Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Internet (Redes de computadores) Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T03:11:58Z 2012-10-20T03:11:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
191408 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83766 |
identifier_str_mv |
191408 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xv, 147 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652245191884800 |