Desempenho cognitivo e variabilidade da freqüência cardíaca de tenistas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Mark Anderson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95526
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011
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spelling Desempenho cognitivo e variabilidade da freqüência cardíaca de tenistas profissionaisEducação físicaFrequencia cardíacaDesenvolvimento cognitivoTenistasAvaliaçãoDesempenhoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011O principal objetivo deste estudo foi descrever o desempenho de oito tenistas profissionais em uma avaliação cognitiva e investigar as relações deste desempenho com os índices da variabilidade da freqüência cardíaca. Foi utilizado um delineamento transversal, no qual os sujeitos foram avaliados quanto a Atenção Seletiva, Memória de Trabalho e habilidade Visuo-Espacial, tendo sido sua freqüência cardíaca monitorada pelo cardiofrequencímentro POLAR modelo RS800 para regi strar a VFC. Os indicadores da VFC foram gerados pelo software Kubios Analyses HRV. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente no software SPSS versão 15.0. Todas as análises utilizaram um intervalo de confiança de 95%. Foram aplicadas análises estatísticas descritivas e inferências por meio de testes nãoparamétricos em virtude da violação da hipótese de normalidade dos dados. Cinco sujeitos obtiveram desempenho cognitivo acima da média, sendo dois sujeitos com desempenho acima do esperado em relação à população de mesma faixa etária na tarefa de Atenção Seletiva. Seis sujeitos obtiveram desempenho cognitivo acima da média, sendo dois sujeitos com desempenho acima do esperado em relação à população de mesma faixa etária na tarefa na tarefa de Memória de Trabalho. Na Habilidade Visuo-Espacial três sujeitos obtiveram desempenho acima da média, havendo, no entanto, um sujeito com desempenho muito acima do esperado e outro com desempenho muito abaixo do esperado para sua faixa etária. O estudo dos sinais de Wilcoxon demonstrou que cinco sujeitos sofreram diminuição no valor de RR durante o teste cognitivo e que cinco sujeitos sofreram aumento no valor da FC durante o teste cognitivo. O D2 apresentou diferença significativa entre ProA e LB (z=-2,380; p=0,017). Houve diferença significativa entre os índices da VFC obtidos no nível 2 em relação ao nível 3 das tarefas de Atenção Seletiva [RR (z= -2,380; p= 0,017), FC (z= -2,380; p= 0,017) e rMSSD (z= -2,380; p= 0,017)] e Memória de Trabalho [RR (z= -2,100; p= 0,036), FC (z= -1,960, p=0,050) e rMSSD (z= -2,100, p= 0,036)]. Houve diferença significativa (z= - 2,028; p= 0,043) no rMSSD no nível 2 em relação ao nível 3, durante a tarefa de Habilidade Visuo-Espacial. O estudo dos sinais de Wilcoxon mostrou que cinco sujeitos apresentaram diminuição do RR e aumento da FC durante os testes cognitivos. O Grupo de sujeitos com maior rMSSD na LB apresentou maior Escore-Z de Desempenho Geral nos níveis 2 e 3 das tarefas de Atenção Seletiva e Memória de Trabalho; maior Escore-Z de Desempenho Geral no nível 3 da tarefa de Habilidade Visuo-Espacial; maior Escore-Z de Desempenho Geral no nível 2 da tarefa de Habilidade Visuo-Espacial; e, tempo médio de resposta menor nas tarefas cognitivas do que o Grupo de sujeitos com menor rMSSD em repouso. Conclui-se que, em geral, os participantes obtiveram desempenho cognitivo acima da média e dentro do esperado para sua faixa etária, e sujeitos com valores maiores de rMSSD em repouso obtiveram melhores desempenho nas tarefas cognitivas.The aim of this study was to describe the performance of eight professional tennis players on a cognitive evaluation and investigate its relations with the performance indices of heart rate variability. We used a cross-sectional design in which subjects were evaluated for Selective Attention, Working Memory and Visuospatial ability. We used a heart rate monitor from Polar RS800 model to record the HRV. The indicators of HRV were generated by the software Kubios HRV Analyses. Data were tabulated and statistically analyzed with SPSS version 15.0. All tests used a confidence interval of 95%. We applied descriptive and inferential statistical analysis using nonparametric tests because of violation of the assumption of normality. Five subjects had above average cognitive performance, two subjects with higher than expected performance in relation to the population of the same age in the task of Selective Attention. Six subjects had above average cognitive performance, two subjects with higher than expected performance in relation to population of the same age in the task of Working Memory. Visuospatial ability in three subjects had above-average performance, having, however, subject to a performance much higher than expected and the other with performance far below that expected for their population of the same age. The study of signs Wilcoxon showed that five subjects experienced a decrease in the value of RR during the cognitive test and five subjects had an increase in the value of HR during the cognitive test. The significant difference between D2 ProA and LB (z =- 2.380, p = 0.017). There were significant differences between the HRV indices obtained at level 2 to level 3 over the tasks of Selective Attention [RR (z = -2.380, p = 0.017), HR (z = -2.380, p = 0.017) and RMSSD (z = -2.380, p = 0.017)] and Working Memory [RR (z = -2.100, p = 0.036), HR (z = -1.960, p = 0.050) and RMSSD (z = -2.100, p = 0.036)] . There was a significant difference (z = -2.028, p = 0.043) in rMSSD level 2 in relation to level 3 for the task of Visuospatial ability. The study of signs Wilcoxon showed that five subjects showed a decrease in RR and increased heart rate during the cognitive tests. The group of subjects with greater rMSSD in LB had higher Z-score of overall performance at levels 2 and 3 of the tasks of Selective Attention and Working Memory, higher Z-score for Overall Performance at level 3 of the task of visuospatial ability; Z-score higher overall performance level of the second task of visuospatial ability, and lower average response time in cognitive tasks than the group of subjects with lower resting rMSSD. We conclude that, in general, participants had cognitive performance above average and as expected for their population of the same age, and subjects with higher values of resting rMSSD had better performance on cognitive tasks.Florianópolis, SCMoro, Antônio Renato PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaCaldeira, Mark Anderson2012-10-26T03:02:47Z2012-10-26T03:02:47Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| il., grafs., tabs.application/pdf295310http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95526porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T09:49:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95526Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T09:49:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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