Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangrich, Eduardo de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230478
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
id UFSC_a3665a0c4ad8f99d3ea0d8e6fcad04cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230478
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construçãoTelegramChatbotAutenticaçãoAutorizaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.O Sienge é uma plataforma que conta com um portfólio de tecnologias que se integram a ela de forma a oferecer a melhor solução para as necessidades das empresas da indústria da construção. Dentro do Sienge, no módulo financeiro, é possível cadastrar despesas no submódulo de contas a pagar e gerenciar autorizações de cada parcela referente a essas despesas antes do pagamento na tela de autorização de parcelas. Entretanto, realizar essas operações em dispositivos móveis diminuem a produtividade do usuário em razão da má usabilidade da tela que é pouco adaptável a telas menores. Isso motivou a elaboração de uma nova interface ao usuário que permitisse melhorar a usabilidade e produtividade não importando o dispositivo que fosse utilizado. Essa interface resultou na elaboração do projeto e implementação de um chatbot, uma API de autorização de parcelas para pagamento e uma API de autenticação de usuários. Para isso, foram feitas pesquisas na literatura sobre metodologias e estratégias para desenvolver o chatbot e essas APIs utilizando as melhores práticas. Com base nesses estudos, foi implementada uma autenticação de dois fatores via API, um chatbot base ado em Telegram e uma API de autorização de parcelas para pagamentos que reutiliza os serviços já existentes na tela. Essa solução trouxe uma melhora expressiva na usa bilidade e produtividade garantindo segurança e menor probabilidade de ocorrência de falhas com a implementação de testes automatizados no trabalho.Sienge is a platform that relys on a portfolio of technologies that integrate with it to offer the best solution to company’s needs in bulding industry. Within Sienge, in finan cial module, it is possible to record expenses in the submodule of bills to pay and manage authorizations of each installment related to this bill before payment in the installment authorization screen. However, performing these operations on mobile de vices decrease user’s productivity due to the bad usability of screen which is little adaptable to smaller sceen sizes. This fact boosted the creation of a new user interface that could allow the improvement of the usability and productivity no matter the device that was used. This interface resulted in the implementation and design of a chatbot, installment authorization API for payment and an user authentication API. To achieve that, researches were made in literature about metodologies and strategies to develop the chatbot and those apis using the best practices. Based on these studies, it has been implemented a two-factor authentication through API, a Telegram-based chatbot and an installment authorization API for payments that reuses the existing services on screen. This solution has brought a significant improvement in usability and productivity assuring safety and lower probability of ocurrence of bugs thanks to the implementation of automatized tests in the code.Florianópolis, SC.Rabelo, Ricardo JoséSantos, Maurício Borges dosUniversidade Federal de Santa CatarinaMangrich, Eduardo de Souza2021-12-15T20:35:30Z2021-12-15T20:35:30Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis123application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230478info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-12-15T20:35:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230478Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-15T20:35:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
title Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
spellingShingle Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
Mangrich, Eduardo de Souza
Telegram
Chatbot
Autenticação
Autorização
title_short Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
title_full Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
title_fullStr Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
title_full_unstemmed Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
title_sort Projeto e implementação de chatbot no processo de autorização de parcelas para pagamentos na indústria da construção
author Mangrich, Eduardo de Souza
author_facet Mangrich, Eduardo de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabelo, Ricardo José
Santos, Maurício Borges dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangrich, Eduardo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Telegram
Chatbot
Autenticação
Autorização
topic Telegram
Chatbot
Autenticação
Autorização
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T20:35:30Z
2021-12-15T20:35:30Z
2021-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230478
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011877433344