Turn-away e contrato psicológico: um estudo com profissionais da área de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Michelena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182705
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.
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Esta transição de carreira na qual o profissional se afasta de sua área de atuação e assume uma posição distinta (dentro da mesma empresa ou fora dela) tem sido denominada pela literatura como turn-away. O objetivo desta pesquisa é compreender possíveis relações entre o turn-away e o contrato psicológico de profissionais que atuam na área de TI. Assim sendo, realizou-se um estudo qualitativo descritivo de casos múltiplos a partir de entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais da área de TI que se encontram envolvidos, de diferentes formas, com processos de turn-away em duas empresas de prestação de serviços em tecnologia da informação. Responsáveis pelo setor de gestão de pessoas das duas empresas também foram entrevistados para aprimorar a caracterização das respectivas organizações. Nas entrevistas, buscou-se compreender as carreiras como processos psicossociais, considerando as trajetórias profissionais e os contratos psicológicos dos diferentes sujeitos que compuseram o estudo, bem como as práticas e políticas de suas organizações no que tange à gestão de carreira. As informações coletadas nas entrevistas, bem como uma análise documental realizada junto às organizações investigadas, foram submetidas à análise de conteúdo e contrastadas com o referencial teórico, permitindo uma triangulação dos dados. Os resultados desta pesquisa permitem afirmar que o turn-away e o contrato psicológico dos profissionais de TI são influenciados pelo contexto organizacional e podem estar relacionados de diferentes maneiras, destacando-se: o turn-away compreendido como o cumprimento do contrato psicológico, na medida em que pode ser percebido tanto como uma retribuição proveniente das trocas recíprocas considerando as necessidades da organização, quanto como o atendimento das expectativas dos profissionais de TI no que se refere à vivência de desafios e ao desenvolvimento da carreira e de competências; e o turn-away percebido como uma violação do contrato psicológico, na medida em que sua realização (ou não) pode ir de encontro às expectativas dos profissionais de TI. Isto permite identificar o quão múltiplas, sistêmicas e processuais são as motivações e possibilidades de desenvolvimento de carreira deste público específico e o quanto estudos mais aprofundados sobre esse tema ainda são necessários.Abstract : Global competition and changes in information technology (IT) have impacted the way organizations do their job as well as how career development processes develop. As technology increasingly influences businesses, concerns about professionals? management grow. Those professionals, responsible for the development and operation of new and existing products, have been strongly demanded and require high technical skills, flexibility and mobility. In addition, many IT professionals have assumed management positions in their organizations. This career transition, in which the professional moves away from his area of activity and assumes a distinct position (within or outside the company) has been referred to in the literature as turn-away. The objective of this research is to understand possible relationships between the turn-away and the psychological contract of IT professionals. Therefore, a qualitative and descriptive study of multiple cases was carried out from 12 IT professionals semi-structured interviews who were involved, in different ways, with turn-away processes within two IT services companies. HR managers of both companies were also interviewed to improve the organizations? characterization. The interviews aims to understand careers as a psychosocial processes, considering each individual professional trajectory and psychological contract, as well as the organizations career management practices and policies. Information collected in interviews, together with a documentary analysis carried out in the organizations, was submitted to content analysis and constrained with the theoretical framework, allowing a triangulation of the results. This research?s results allow us to state that turn-away and psychological contract of IT professionals are influenced by organizational context and can be related in different ways, highlighting: the turn-away understood as the fulfillment of the psychological contract, to the extent In which it can be perceived as a retribution from the reciprocal exchanges considering the needs of the organization, as well as the fulfillment of the expectations of the IT professionals with regard to the experience of challenges and the development of the career and competences; and the perceived turn-away as a violation of the psychological contract, in that its realization (or not) can meet the expectations of IT professionals. This allows us to identify how multiple, systemic and procedural are the motivations and career development possibilities of this particular audience, and how much further study on this topic is still needed.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Mariana Michelena2018-01-16T03:18:16Z2018-01-16T03:18:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis283 p.| il.application/pdf349132https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182705porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:18:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:18:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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