Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_a4144824b1d1a623bcbb086fb9055f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168729 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SCKbruchSoftware LivreCálculo de FraçõesTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Nos dias atuais os alunos são desafiados para a solução de problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, álgebra, geometria e estatística. Diante de tal situação e de tanta informação, além da exigência de atenção e raciocínio, o computador e os softwares surgem como ferramentas de auxílio, levando o aluno a experimentar na prática a manipulação dos cálculos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta para a utilização do Software Livre Kbruch – aplicativo do Sistema Operacional Linux Educacional – como uma ferramenta para o ensino de Cálculo de Frações nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários realizados com os alunos depois das aulas envolvendo as TDIC. Os dados coletados apontam para um cenário educacional positivo, revelando que a utilização do aplicativo Kbruch torna-se uma possibilidade para o efetivo aprendizado dos alunos no ensino matemático. A dinâmica aplicada nesta pesquisa contribuiu de forma significativa para perceber que as tecnologias exercem grande controle sobre a aprendizagem. O resultado principal aponta para um cenário inovador onde os principais agentes deste processo, professor e aluno, tornam-se todos mediadores na apropriação do conhecimento.Florianópolis, SCMachado, Andreia de BemUniversidade Federal de Santa CatarinaSlomp, Edésio Marcos2016-09-28T18:27:30Z2016-09-28T18:27:30Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T18:27:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T18:27:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
title |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
spellingShingle |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC Slomp, Edésio Marcos Kbruch Software Livre Cálculo de Frações |
title_short |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
title_full |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
title_fullStr |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
title_full_unstemmed |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
title_sort |
Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC |
author |
Slomp, Edésio Marcos |
author_facet |
Slomp, Edésio Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Andreia de Bem Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slomp, Edésio Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kbruch Software Livre Cálculo de Frações |
topic |
Kbruch Software Livre Cálculo de Frações |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T18:27:30Z 2016-09-28T18:27:30Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652359943847936 |