Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slomp, Edésio Marcos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_a4144824b1d1a623bcbb086fb9055f42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168729
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SCKbruchSoftware LivreCálculo de FraçõesTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Nos dias atuais os alunos são desafiados para a solução de problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, álgebra, geometria e estatística. Diante de tal situação e de tanta informação, além da exigência de atenção e raciocínio, o computador e os softwares surgem como ferramentas de auxílio, levando o aluno a experimentar na prática a manipulação dos cálculos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta para a utilização do Software Livre Kbruch – aplicativo do Sistema Operacional Linux Educacional – como uma ferramenta para o ensino de Cálculo de Frações nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários realizados com os alunos depois das aulas envolvendo as TDIC. Os dados coletados apontam para um cenário educacional positivo, revelando que a utilização do aplicativo Kbruch torna-se uma possibilidade para o efetivo aprendizado dos alunos no ensino matemático. A dinâmica aplicada nesta pesquisa contribuiu de forma significativa para perceber que as tecnologias exercem grande controle sobre a aprendizagem. O resultado principal aponta para um cenário inovador onde os principais agentes deste processo, professor e aluno, tornam-se todos mediadores na apropriação do conhecimento.Florianópolis, SCMachado, Andreia de BemUniversidade Federal de Santa CatarinaSlomp, Edésio Marcos2016-09-28T18:27:30Z2016-09-28T18:27:30Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T18:27:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T18:27:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
title Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
spellingShingle Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
Slomp, Edésio Marcos
Kbruch
Software Livre
Cálculo de Frações
title_short Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
title_full Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
title_fullStr Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
title_full_unstemmed Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
title_sort Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC
author Slomp, Edésio Marcos
author_facet Slomp, Edésio Marcos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Andreia de Bem
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Slomp, Edésio Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Kbruch
Software Livre
Cálculo de Frações
topic Kbruch
Software Livre
Cálculo de Frações
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T18:27:30Z
2016-09-28T18:27:30Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652359943847936