Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
id |
UFSC_a428de12470c4f4142d78cfb850556f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89638 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)Historias em quadrinhosAprendizagemAmbiente virtualEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoAs histórias em quadrinhos (HQs) reservam um potencial para facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares e o seu uso é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta recomendação a atividade passou, então, a ser mais aplicada em sala de aula, mas sem que os professores tenham sido preparados para explorar todas as possibilidades que as HQs podem oferecer na aprendizagem. As HQs encontram-se no domínio do design gráfico com processos próprios de criação e produção que quando aliados às práticas didático-pedagógicas adequadas podem produzir a interdisciplinaridade tão necessária à educação do nosso tempo e do futuro. Compreendeu-se, assim, que a capacitação de professores é uma das práticas favoráveis para a disseminação da aprendizagem por meio das HQs e que a Educação Através do Design (EdaDe) proporciona a base pedagógica necessária para a aplicação das HQs em sala de aula. Tendo em vista, a iniciativa do Governo Brasileiro em suprir a formação inicial e continuada de professores em exercício, com a utilização cada vez maior da mídia on-line, acredita-se que iniciativas nesse sentido venham somar esforços para o aprimoramento dos métodos e técnicas de aprendizagem nesta modalidade. Assim, a pesquisa aqui empreendida pode contribuir para o compartilhamento do conhecimento acadêmico e corporativo. Diante do exposto e das exigências da nova sociedade do conhecimento - atualização continuada dos profissionais - propõe-se a capacitação de professores on-line, em aprendizagem por meio das HQs. Neste trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre as HQs, a formação de professores no Brasil e os modelos da educação on-line, bem como, desenvolve-se uma estratégia a partir do planejamento e implementação da experiência prática da capacitação de professores. Utiliza-se ainda, a pesquisa qualitativa apoiada, em parte, por dados colhidos através de questionário. Este estudo resultou no desenvolvimento de uma estratégia de capacitação on-line para tornar professores capazes de aplicarem a aprendizagem por meio das HQs, com o conseqüente usufruto dos alunos e das instituições de ensino que passam a contar com uma alternativa de enriquecimento à educação.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaBraga, Marta Cristina Goulart2012-10-23T00:49:01Z2012-10-23T00:49:01Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf238878http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:40:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:40:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
title |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
spellingShingle |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) Braga, Marta Cristina Goulart Historias em quadrinhos Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia Professores - Formação |
title_short |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
title_full |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
title_fullStr |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
title_full_unstemmed |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
title_sort |
Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe) |
author |
Braga, Marta Cristina Goulart |
author_facet |
Braga, Marta Cristina Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Marta Cristina Goulart |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historias em quadrinhos Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia Professores - Formação |
topic |
Historias em quadrinhos Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T00:49:01Z 2012-10-23T00:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
238878 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638 |
identifier_str_mv |
238878 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652097601667072 |