Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Marta Cristina Goulart
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_a428de12470c4f4142d78cfb850556f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89638
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)Historias em quadrinhosAprendizagemAmbiente virtualEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoAs histórias em quadrinhos (HQs) reservam um potencial para facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares e o seu uso é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta recomendação a atividade passou, então, a ser mais aplicada em sala de aula, mas sem que os professores tenham sido preparados para explorar todas as possibilidades que as HQs podem oferecer na aprendizagem. As HQs encontram-se no domínio do design gráfico com processos próprios de criação e produção que quando aliados às práticas didático-pedagógicas adequadas podem produzir a interdisciplinaridade tão necessária à educação do nosso tempo e do futuro. Compreendeu-se, assim, que a capacitação de professores é uma das práticas favoráveis para a disseminação da aprendizagem por meio das HQs e que a Educação Através do Design (EdaDe) proporciona a base pedagógica necessária para a aplicação das HQs em sala de aula. Tendo em vista, a iniciativa do Governo Brasileiro em suprir a formação inicial e continuada de professores em exercício, com a utilização cada vez maior da mídia on-line, acredita-se que iniciativas nesse sentido venham somar esforços para o aprimoramento dos métodos e técnicas de aprendizagem nesta modalidade. Assim, a pesquisa aqui empreendida pode contribuir para o compartilhamento do conhecimento acadêmico e corporativo. Diante do exposto e das exigências da nova sociedade do conhecimento - atualização continuada dos profissionais - propõe-se a capacitação de professores on-line, em aprendizagem por meio das HQs. Neste trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre as HQs, a formação de professores no Brasil e os modelos da educação on-line, bem como, desenvolve-se uma estratégia a partir do planejamento e implementação da experiência prática da capacitação de professores. Utiliza-se ainda, a pesquisa qualitativa apoiada, em parte, por dados colhidos através de questionário. Este estudo resultou no desenvolvimento de uma estratégia de capacitação on-line para tornar professores capazes de aplicarem a aprendizagem por meio das HQs, com o conseqüente usufruto dos alunos e das instituições de ensino que passam a contar com uma alternativa de enriquecimento à educação.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaBraga, Marta Cristina Goulart2012-10-23T00:49:01Z2012-10-23T00:49:01Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf238878http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:40:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:40:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
title Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
spellingShingle Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
Braga, Marta Cristina Goulart
Historias em quadrinhos
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
Professores -
Formação
title_short Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
title_full Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
title_fullStr Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
title_full_unstemmed Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
title_sort Estratégia on-line para capacitação de professores em aprendizagem por meio das HQs: abordagem centrada na educação através do design (EdaDe)
author Braga, Marta Cristina Goulart
author_facet Braga, Marta Cristina Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Marta Cristina Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Historias em quadrinhos
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
Professores -
Formação
topic Historias em quadrinhos
Aprendizagem
Ambiente virtual
Ensino a distancia
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T00:49:01Z
2012-10-23T00:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 238878
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638
identifier_str_mv 238878
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652097601667072