Jogos de linguagem matemáticos de mulheres rendeiras de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Amanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123174
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
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spelling Jogos de linguagem matemáticos de mulheres rendeiras de FlorianópolisEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoRendeiras e rendeirosEtnomatemáticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Este estudo tem como objetivo descrever e analisar alguns jogos de linguagem matemáticos praticados por mulheres rendeiras de Florianópolis, mais especificamente as que vivem no bairro Praia do Forte, no norte da ilha de Santa Catarina. A intenção, ao descrever e analisar os jogos de linguagem envolvidos na "prática de fazer renda", foi o de apontar as especificidades em relação a gramática e as regras que os compõem, bem como as semelhanças de família existentes com os jogos de linguagem presentes na forma de vida escolar, para, a partir disso, buscar possíveis desdobramentos para a Educação Matemática. A metodologia empregada na pesquisa é de inspiração etnográfica e utiliza-se de observações diretas, entrevistas semiestruturadas, diário de campo, fotos e filmagem. As ferramentas teóricas que servem para compor a análise advêm da Etnomatemática em suas interlocuções com os filósofos Ludwig Wittgenstein, em sua segunda fase caracterizada pela obra "Investigações Filosóficas", e Michel Foucault. Os jogos de linguagem matemáticos evidenciados sinalizam um modelo de racionalidade que está amalgamado a forma de vida ao qual pertencem, evidenciando, dessa forma, uma maneira particular de matematizar. A partir disso, essa dissertação, problematizou a maneira como vem sendo discutida a finalidade e o modo como vem sendo utilizados esses saberes na forma de vida escolar, pois é possível inferir que a tentativa de inseri-los na forma de vida escolar, que conta com suas especificidades, encontrará algumas dificuldades, pois os jogos de linguagem matemáticos de mulheres rendeiras tem suas significações construídas a partir dessa forma de vida.<br>Abstract : This study aims to describe and analyze some mathematical language games practiced by lace maker women from Florianópolis, more specifically the ones who live in Praia do Forte district, on the south side of Santa Catarina Island. The intention, on describing and analyzing the language games involved on the "lace making practice", was to point out the specificities in relation to the grammar and the rules which they contain, as well as the existing family similarities with the language games present on the way of school life, then, from that, search for plausible developments for the Mathematical Education. The methodology applied on the research is from an ethnographic inspiration and uses direct observations, semi-structured interviews, field diary, photos and filming. The theoretical tools which assist to make up the analysis come from the Ethnomathematics on its interlocutions with the philosophers Ludwig Wittgenstein, on his second phase characterized by the work "Philosophical Investigations", and Michel Foucault. The outlined mathematical language games indicate a rationality model which is amalgamated to the way of life it belongs to, outlining, this way a particular way of mathematizing. Starting from that, this dissertation, problematized the way how the purpose has been discussed and the way how this knowledge has been used on the form of school life, because it is possible to infer that the attempt to insert it on the form of school life, what counts on its specificities, will find out some difficulties, because the mathematical language games from the lace maker women have their meanings built up from this way of life.Duarte, Cláudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Amanda2014-08-06T17:54:10Z2014-08-06T17:54:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 p.| il.application/pdf326810https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123174porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:54:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123174Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:54:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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