Proposta de instrumento para identificar a obsolescência do conhecimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luana Barcelos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229119
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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Portanto, esta pesquisa propõe como objetivo geral a elaboração de um instrumento para identificar o conhecimento obsoleto a ser desaprendido na organização. Para isso, levantou-se e analisou-se por meio de revisão sistemática da literatura sinais e sintomas que anunciam a presença do conhecimento obsoleto a ser desaprendido, e ainda se mapeou características organizacionais que podem agir como facilitadores ou barreiras da desaprendizagem. Para a elaboração do instrumento, recorreu-se aos métodos mistos de pesquisa. Após serem feitas reflexões sobre a literatura, propôs-se um instrumento do tipo questionário survey, em que as questões foram elaboradas de acordo com sinais, sintomas, barreiras e facilitadores, transformando-os em variáveis observáveis. A primeira versão do instrumento foi submetida à amostra de 160 participantes com vínculo organizacional, na qual foi possível encontrar, por meio da análise multivariada de dados, evidências de validação do instrumento. Como resultado, obteve-se a melhor estrutura latente nos dados, que ao serem interpretados com base na literatura foram categorizados em seis dimensões de análise: Ambiente Organizacional, Comportamento do Grupo, Cultura Organizacional, Tecnologia, Indivíduo e Rotinas. Estes, ao serem investigados, podem identificar o conhecimento a ser desaprendido, dando origem à segunda versão do instrumento. Considera-se que os resultados da pesquisa contribuem com a conceituação do constructo, aprofundando-o e consolidando-o como uma metáfora que auxilia na compreensão do fenômeno nas organizações. Além disso, o instrumento proposto auxilia a identificar o(s) conhecimento(s) que precisa(m) ser desaprendido(s). Para trabalhos futuros, recomenda-se a continuidade da validação por meio de técnicas estatísticas complementares, mais especificamente análise fatorial confirmatória.Abstract: Over time, just as individuals accumulate knowledge through learning processes, organizations also have this same dynamic. And part of this knowledge that was institutionalized in the organization can become obsolete, as the organizational reality changes. Therefore, it is clear that as important as acquiring new knowledge is to identify and recognize the knowledge that has become obsolete and then unlearn it. This being one of the central activities of unlearning. Therefore, this research proposes as a general objective the elaboration of an instrument to identify the obsolete knowledge to be unlearned in the organization. For this, it surveyed and analyzed, through a systematic literature review, the signs and symptoms that announce the presence of obsolete knowledge to be unlearned and also mapped organizational characteristics that can act as facilitators or barriers to unlearning. To elaborate the instrument, we used mixed research methods, because after interpreting the literature, we proposed an instrument of the survey questionnaire type, where the questions were elaborated according to the signs, symptoms, barriers and facilitators, transforming them into observable variables. The first version of the instrument was submitted to a participant sample of 160 people with organizational ties, where it was possible to find evidence of instrument validation through multivariate data analysis. As a result, the best latent structure in the data was obtained, which, when interpreted in the literature, was categorized into six analysis factors: Organizational Environment, Group Behavior, Organizational Culture, Technology, Individual and Routines, which when investigated, can identify the knowledge to be unlearned, giving rise to the second version of the instrument. It is considered that the research results contribute to the conceptualization of the construct, deepening and consolidating it as a metaphor that helps to understand the phenomenon in organizations. In addition, the proposed instrument helps to identify the knowledge(s) that need to be unlearned. As future work, it is recommended to continue the validation, through complementary statistical techniques, more specifically confirmatory factor analysis.Freire, Patrícia de SáFerenhof, Helio AisenbergUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Luana Barcelos da2021-10-14T19:28:47Z2021-10-14T19:28:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il., gráfs.application/pdf373335https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229119porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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