Crenças e metas de socialização de pais dois contextos urbanos brasileiros: uma análise do modelo de orientação de self

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortkamp, Eloisa Helena Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156521
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.
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spelling Crenças e metas de socialização de pais dois contextos urbanos brasileiros: uma análise do modelo de orientação de selfPsicologiaSocializaçãoPaisAspectos psicológicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.Estudos sobre processos de socialização, baseados em autonomia e interdependência, têm evidenciado três principais modelos de orientação do self: o primeiro orientado para interdependência em que predominam as dimensões de heteronomia e relação, com ênfase na auto-regulação. O segundo, orientado para independência, enfatiza as dimensões de autonomia e separação, com ênfase no auto aperfeiçoamento, o terceiro, denominado autônomo-relacional, que prioriza o self autônomo na ação e relacional na proximidade interpessoal. Características sociodemográficos, culturais e ambientais impactam nesses modelos com efeitos e consequências nos cuidados e metas de socialização parentais. O presente estudo investigou diferenças e semelhanças vinculadas às crenças parentais e metas de socialização e fatores correlatos que orientam as práticas e expectativas dos pais em dois contextos urbanos brasileiros, com diferentes níveis de escolaridade. Participaram deste estudo 24 pais e mães de cada contexto, com filhos de 4 a 6 anos de idade. Os dados derivaram de entrevistas individuais envolvendo questões sociodemográficas, Escala de Comportamento da Criança, Escala de Crenças sobre Práticas Parentais e de Metas de Socialização, um Q-sort sobre Valores Sociais, além de questões abertas. Foram realizadas análises de comparação de média (teste t) para grupos independentes e pareados, correlações de Pearson e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as expectativas e práticas parentais, nos dois contextos, apontam para o modelo autônomo-relacional, com valorização tanto de aspectos vinculados às metas pessoais quanto às coletivas. Os pais com maior escolaridade reforçaram atributos de autonomia, tais como a assertividade, autossuficiência e independência psicológica, enquanto os pais de menor escolaridade reforçaram a importância de saber fazer escolhas e estudar para obter melhores condições de vida, enfatizando a obediência e o respeito às regras. Nesse sentido, comprovou-se que a escolaridade pode ser considerada uma variável relevante para a modulação das crenças sobre práticas de cuidado e metas de socialização dos pais. Portanto, embora os modelos de orientação de self prevalentes sejam autônomo-relacionais, este estudo indicou que existem variações em função do contexto. Destaca-se, ainda, que a utilização da análise qualitativa reforçou os resultados encontrados na análise quantitativa, contribuindo para a dimensão compreensiva do fenômeno. Esses resultados contribuem para a ampliação das crenças e metas de socialização de pais e mães de contextos urbanos e para fortalecer as evidências dos efeitos do contexto e da escolaridade sobre as cognições parentais. Aponta-se para novos estudos que aprofundem as crenças, valores e metas de socialização de pais de contextos urbanos.<br>Abstract : Studies on socialization processes based on autonomy and interdependence, have worked on three main models: in the first ? an interdependency oriented model- the dimensions of heteronomy and relationship prevails and emphasizes self -regulation. The second, aimed at independence, is constructed based on the dimensions of autonomy and separation, and emphasis self-improvement. The third model, called autonomous -relational, proposes a self, that is autonomous on personal actions, but relational in interpersonal closeness. Sociodemographic, cultural and environmental characteristics exert impact on the models with effects and consequences on the parental practices and socialization goals. The present study investigated differences and similarities associated with parental, beliefs, socialization goals and correlated factors that guide parental practices and expectations in two Brazilian urban contexts, with different levels of education. The study included 48 fathers and mothers (24 from each context), with children 4 to 6 years old. Data derived from individual interviews involving socio- demographics , questions, child behavior, parental beliefs and , socialization goals? scales, social values Q -sort beside open questions .Average comparison analysis (t test) for independent and paired groups, Pearson correlations and content analysis were performed. The results indicated that parental expectations and practices, in both contexts, pointed to an autonomous - relational model, in which aspects related to both- personal and collective goals- are valued. Parents with higher education reinforced attributes of autonomy as assertiveness, self-sufficiency and psychological independence, while parents with lower education reinforced obedience, respect for rules, the importance of studying and to make good choices for a better living conditions. Thus, it was shown that education can be considered a relevant variable for modulation of beliefs about care practices and parental socialization goals. Therefore, although models orientation prevalent are autonomous self-relational, this study indicated that there are variations depending on the context. It should be noted also that the use of qualitative analysis reinforced the findings in quantitative analysis contributing towards the comprehensive dimension of the phenomenon. These results contribute to the expansion of beliefs and socialization goals of fathers and mothers of urban contexts and to strengthen the evidence of the effects of context and education on parental cognitions. It is proposed to do further studies on the beliefs, values and socialization goals of parents of urban contexts.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaFortkamp, Eloisa Helena Teixeira2015-11-24T03:08:14Z2015-11-24T03:08:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il., tabs.application/pdf336212https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156521porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156521Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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