História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557
Resumo: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398
id UFSC_a65f6e4a6d35a104a2b5e4b8b67fe3ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189557
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidasCadernos de História da EducaçãoPNAICRui BarbosaGabriel PrestesExpertiseDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398O estudo busca responder às questões: De que maneira o conhecimento da história da educação matemática pode contribuir para as reflexões e desafios postos nos documentos atuais? Para tanto, analisa-se como a medida de superfícies em dois momentos históricos: final do século XIX, período caracterizado pela pedagogia moderna e início do século XXI no âmbito do Plano Nacional de Alfabetização. As fontes examinadas são: Caderno do PNAIC (2014), Parecer de Rui Barbosa (1883) e a Proposta de Gabriel Prestes (1895, 1896). Propõe-se pensar e conhecer os saberes matemáticos elementares do passado em seu contexto histórico, perceber que a institucionalização da expertise participa poderosamente da produção de novos saberes no campo pedagógico, porém seu processo de legitimação, de reconhecimento por seus pares é longo, complexo e conflituoso.2018-09-02T14:37:12Z2018-09-02T14:37:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:37:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:37:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
Cadernos de História da Educação
title História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
spellingShingle História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
Leme da Silva, Maria Célia
PNAIC
Rui Barbosa
Gabriel Prestes
Expertise
title_short História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
title_full História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
title_fullStr História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
title_full_unstemmed História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
title_sort História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv PNAIC
Rui Barbosa
Gabriel Prestes
Expertise
topic PNAIC
Rui Barbosa
Gabriel Prestes
Expertise
description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02T14:37:12Z
2018-09-02T14:37:12Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652349547216896