História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557 |
Resumo: | Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398 |
id |
UFSC_a65f6e4a6d35a104a2b5e4b8b67fe3ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189557 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidasCadernos de História da EducaçãoPNAICRui BarbosaGabriel PrestesExpertiseDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398O estudo busca responder às questões: De que maneira o conhecimento da história da educação matemática pode contribuir para as reflexões e desafios postos nos documentos atuais? Para tanto, analisa-se como a medida de superfícies em dois momentos históricos: final do século XIX, período caracterizado pela pedagogia moderna e início do século XXI no âmbito do Plano Nacional de Alfabetização. As fontes examinadas são: Caderno do PNAIC (2014), Parecer de Rui Barbosa (1883) e a Proposta de Gabriel Prestes (1895, 1896). Propõe-se pensar e conhecer os saberes matemáticos elementares do passado em seu contexto histórico, perceber que a institucionalização da expertise participa poderosamente da produção de novos saberes no campo pedagógico, porém seu processo de legitimação, de reconhecimento por seus pares é longo, complexo e conflituoso.2018-09-02T14:37:12Z2018-09-02T14:37:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:37:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:37:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas Cadernos de História da Educação |
title |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
spellingShingle |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas Leme da Silva, Maria Célia PNAIC Rui Barbosa Gabriel Prestes Expertise |
title_short |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
title_full |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
title_fullStr |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
title_full_unstemmed |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
title_sort |
História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PNAIC Rui Barbosa Gabriel Prestes Expertise |
topic |
PNAIC Rui Barbosa Gabriel Prestes Expertise |
description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42398 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02T14:37:12Z 2018-09-02T14:37:12Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 245-259, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652349547216896 |