Visualizando possibilidades de recuperação do usuário de drogas em grupos focais
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79103 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
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Visualizando possibilidades de recuperação do usuário de drogas em grupos focaisDrogasAbusoPrevençãoUtilizaçãoDrogasDrogasReabilitaçãoEnfermagemEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Senti-me motivado a fazer este estudo pelo que tenho constatado na mídia e na literatura científica ou seja um número crescente de farmacodependentes, atingindo cada vez mais a população jovem. O objetivo deste estudo foi criar um espaço para que os usuários de drogas pudessem compartilhar suas experiências em busca de novos caminhos para sua recuperação. Utilizamos a pesquisa qualitativa como método, o Grupo Focal como estratégia de coleta de dados, um jogo educativo e diário de campo. A análise qualitativa dos dados permitiu a elaboração das seguintes categorias: tornanado-se usuário, sofrendo por ser farmacodependente, sentindo-se isolados, tendo dificuldades para expressar-se em grupo, avaliando a conseqüência da droga, assumindo a responsabilidade, comentando a internação, discutindo sobre a recuperação, descrevendo suas crenças e valores, assumindo que é usuário de drogas e avaliando a estratégia utilizada. Através da análise mais profunda destas categorias com nova imersão dos dados, validação com pares, usuários e coordenadores da Casa de Recuperação chegamos a categoria central: Visualizando possibilidades de recuperação da farmacodependência, que inclui a subcategoria redescobrindo a família. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a possibilidade de trabalhos que visem a recuperação do usuário de drogas que integrem a teoria, prática e ensino de enfermagem podendo se tornar realidade quando planejada adequadamente. Apresentamos no final contribuições deste estudo para o ensino, pesquisa e assisttência de enfermagem e em especial a educação em saúde.Florianópolis, SCStefanelli, Maguida CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Rubens Gomes2012-10-17T23:14:50Z2012-10-17T23:14:50Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, [140] f.| il. +application/pdf172998http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79103porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:46:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:46:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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