O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_a6d7348b43c477f9fcdb40e676ecad48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/125187 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Eduardo CardosoVicente, Ernesto Fernando Rodrigues2014-09-10T19:58:04Z2014-09-10T19:58:04Z2006https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEste trabalho apresenta os resultados obtidos na aplicação de um estudo de caso na empresa Mini Kalzone, que é uma rede de franquias composta por 38 lojas espalhadas em 11 estados brasileiros. No estudo de caso constatou-se que a empresa não tem a cultura de utilizar informações de margem de contribuição para embasamento de suas decisões. O objetivo estabelecido nesta pesquisa é propor o uso da Margem de Contribuição como instrumento auxiliar para estratégias de marketing. Para fundamentação do estudo de caso, faz-se uma breve conceituação da Contabilidade Gerencial e de Custos. São apresentados também os principais métodos de custeio, porém enfatiza-se o custeio variável, em especial os conceitos de margem de contribuição. Após, são apresentado conceitos básicos de marketing e sobre o sistema de franchising. Na seqüência é apresentada a empresa e sua estrutura administrativa, onde são evidenciados os gastos variáveis, após devida identificação e classificação, tanto da indústria quanto dos pontos de vendas com objetivo de apontar as margens de contribuições unitárias de cada produto. No final são apresentados alguns problemas ocorridos e outros que possam vir a ocorrer na empresa pela falta de informações de margens de contribuição. Com esta pesquisa, obtêm-se, por meio das margens de contribuições, importantes informações para o embasamento da tomadas de decisões de marketing, como definição de linhas de produtos, promoções, exclusões de produtos, desenvolvimento de novos produtos, entre outras.f.62 f.FlorianópolisCusteio VariávelMargem de ContribuiçãoMarketingFranshisingO apoio da margem de contribuição para estratégias de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALContabeis294239.pdfContabeis294239.pdfapplication/pdf803463https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/125187/1/Contabeis294239.pdff56ccc26ff3d0f8b78c641e8724fcd4dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/125187/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1251872014-09-10 16:58:04.717oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-10T19:58:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
title |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
spellingShingle |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing Silva, Eduardo Cardoso Custeio Variável Margem de Contribuição Marketing Franshising |
title_short |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
title_full |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
title_fullStr |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
title_full_unstemmed |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
title_sort |
O apoio da margem de contribuição para estratégias de marketing |
author |
Silva, Eduardo Cardoso |
author_facet |
Silva, Eduardo Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues |
contributor_str_mv |
Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Custeio Variável Margem de Contribuição Marketing Franshising |
topic |
Custeio Variável Margem de Contribuição Marketing Franshising |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T19:58:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-10T19:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
f. 62 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/125187/1/Contabeis294239.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/125187/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f56ccc26ff3d0f8b78c641e8724fcd4d 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805401049759744 |