APRIMORAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICA: INTERVENÇÕES E ALTERNATIVAS PARA CONTROLE DA EVASÃO ESTUDANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, José da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Real, Giselle Cristina Martins, Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131993
Resumo: A partir do processo de expansão do acesso à educação superior visualizado a partir da década de 1990, o desafio tem sido garantir a permanência e o êxito estudantil. Os índices de evasão observados nas instituições de ensino superior vêm ocupando lugar na agenda da política nacional, levando os gestores a refletirem sobre a formulação e implementação de políticas que favoreçam a permanência dos estudantes para êxito em seus cursos. Tratando desta temática, o presente trabalho tem por objetivo subsidiar os gestores das instituições públicas, apresentando intervenções potencialmente capazes de minorar o problema da evasão. O estudo procura responder a seguinte questão: quais medidas são apontadas nas pesquisas da área educacional para minorar a problemática da evasão nas instituições de educação superior? Considera-se que os mecanismos e ações de gestão institucional passam a ser indicadores fundamentais no processo de controle da evasão da educação superior, que não se resolve apenas com políticas de caráter nacional, focadas em medidas assistenciais.
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