APRIMORAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICA: INTERVENÇÕES E ALTERNATIVAS PARA CONTROLE DA EVASÃO ESTUDANTIL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131993 |
Resumo: | A partir do processo de expansão do acesso à educação superior visualizado a partir da década de 1990, o desafio tem sido garantir a permanência e o êxito estudantil. Os índices de evasão observados nas instituições de ensino superior vêm ocupando lugar na agenda da política nacional, levando os gestores a refletirem sobre a formulação e implementação de políticas que favoreçam a permanência dos estudantes para êxito em seus cursos. Tratando desta temática, o presente trabalho tem por objetivo subsidiar os gestores das instituições públicas, apresentando intervenções potencialmente capazes de minorar o problema da evasão. O estudo procura responder a seguinte questão: quais medidas são apontadas nas pesquisas da área educacional para minorar a problemática da evasão nas instituições de educação superior? Considera-se que os mecanismos e ações de gestão institucional passam a ser indicadores fundamentais no processo de controle da evasão da educação superior, que não se resolve apenas com políticas de caráter nacional, focadas em medidas assistenciais. |
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APRIMORAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICA: INTERVENÇÕES E ALTERNATIVAS PARA CONTROLE DA EVASÃO ESTUDANTILEducação superior; gestão educacional; evasão estudantil.A partir do processo de expansão do acesso à educação superior visualizado a partir da década de 1990, o desafio tem sido garantir a permanência e o êxito estudantil. Os índices de evasão observados nas instituições de ensino superior vêm ocupando lugar na agenda da política nacional, levando os gestores a refletirem sobre a formulação e implementação de políticas que favoreçam a permanência dos estudantes para êxito em seus cursos. Tratando desta temática, o presente trabalho tem por objetivo subsidiar os gestores das instituições públicas, apresentando intervenções potencialmente capazes de minorar o problema da evasão. O estudo procura responder a seguinte questão: quais medidas são apontadas nas pesquisas da área educacional para minorar a problemática da evasão nas instituições de educação superior? Considera-se que os mecanismos e ações de gestão institucional passam a ser indicadores fundamentais no processo de controle da evasão da educação superior, que não se resolve apenas com políticas de caráter nacional, focadas em medidas assistenciais.INPEAU2015-04-13T12:18:00Z2015-04-13T12:18:00Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131993Santos Junior, José da SilvaReal, Giselle Cristina MartinsOliveira, Romualdo Luiz Portela deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T12:18:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131993Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T12:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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