Análise de sistemas de refrigeração em moldes para injeção de termoplásticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181917 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Análise de sistemas de refrigeração em moldes para injeção de termoplásticosSetor automotivoMoldflow®Molde de injeçãoSistemas de refrigeraçãoTermoplásticosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O peso dos veículos é um dos principais fatores no consumo de energia e emissão de CO2 dos automóveis. Para tornar os veículos mais leves, o investimento em tecnologia e novos materiais têm aumentado ao longo dos anos no setor automotivo. A aplicação de polímeros é de grande importância, atualmente cerca de 50% do volume de um veículo de passeio é constituído de plástico, o equivalente a apenas 8,4% de seu peso total. Como grande parte destes polímeros são fabricados pelo processo de injeção de termoplástico, o desenvolvimento de moldes de injeção mais eficientes é de grande utilidade. O ciclo de injeção é formado pelas etapas de injeção, recalque, resfriamento, abertura do molde, extração da peça e fechamento. Neste ciclo, o tempo de refrigeração é o mais longo, portanto tem maior influência na produtividade da máquina, além de impactar na qualidade final do produto. O objetivo deste trabalho é analisar diversos sistemas de refrigeração e propor um sistema de melhor eficiência visando o menor tempo de resfriamento. As análises foram realizadas com o auxílio da simulação computacional utilizando o software Moldflow®. Os quatro termoplásticos utilizados para o estudo foram os mais empregados no setor automotivo, PP, PA6, ABS e POM. De acordo com os resultados, foi possível verificar que a aplicação de canais de refrigeração secundários reduz significativamente o tempo de ciclo para peças injetadas com cavidades, e quanto maior a profundidade da peça, mais relevante o emprego de canais secundários. Também se conclui que o material a ser utilizado para injeção é muito importante porque o tempo de ciclo pode ser muito maior de um material comparado com outro.Carlos Maurício, SacchelliUniversidade Federal de Santa CatarinaRicardo Felipe, Junckes2017-12-08T18:26:44Z2017-12-08T18:26:44Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181917porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-09T20:35:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181917Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T20:35:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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