Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Getúlio Tadeu
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_a75ad7a898f60e6b35002c8f57fde1a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102362
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratórioEngenharia de produçãoEnsino superiorSanta CatarinaMarketing de relacionamentoUniversidades e faculdadesAdministraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação é um estudo exploratório sobre a viabilidade de implementação de uma abordagem de marketing de relacionamento nas universidades privadas e comunitárias do Estado de Santa Catarina, Brasil. Realiza uma análise do atual cenário competitivo do ensino superior brasileiro e catarinense por meio de levantamentos oficiais, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de ensino superior. No entanto, a rápida mudança no ambiente competitivo, ocasionada pela queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes, tem feito com que algumas universidades passem a utilizar estratégias de marketing identificadas como marketing de massa. Neste trabalho são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias. Finalmente, são apresentados estudos sobre a aderência da abordagem do marketing de relacionamento na captação e retenção de alunos, com o objetivo de completar, apoiar ou substituir as estratégias de marketing de massa.Florianópolis, SCLanzer, Edgar AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Getúlio Tadeu2013-07-16T00:45:12Z2013-07-16T00:45:12Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148f.| tabs., grafs.application/pdf225160http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:35:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102362Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:35:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
title Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
spellingShingle Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
Nunes, Getúlio Tadeu
Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades
Administração
title_short Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
title_full Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
title_fullStr Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
title_sort Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
author Nunes, Getúlio Tadeu
author_facet Nunes, Getúlio Tadeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanzer, Edgar Augusto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Getúlio Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades
Administração
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Marketing de relacionamento
Universidades e faculdades
Administração
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:45:12Z
2013-07-16T00:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225160
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362
identifier_str_mv 225160
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414172004352