Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a75ad7a898f60e6b35002c8f57fde1a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102362 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratórioEngenharia de produçãoEnsino superiorSanta CatarinaMarketing de relacionamentoUniversidades e faculdadesAdministraçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação é um estudo exploratório sobre a viabilidade de implementação de uma abordagem de marketing de relacionamento nas universidades privadas e comunitárias do Estado de Santa Catarina, Brasil. Realiza uma análise do atual cenário competitivo do ensino superior brasileiro e catarinense por meio de levantamentos oficiais, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de ensino superior. No entanto, a rápida mudança no ambiente competitivo, ocasionada pela queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes, tem feito com que algumas universidades passem a utilizar estratégias de marketing identificadas como marketing de massa. Neste trabalho são analisadas as estratégias de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias. Finalmente, são apresentados estudos sobre a aderência da abordagem do marketing de relacionamento na captação e retenção de alunos, com o objetivo de completar, apoiar ou substituir as estratégias de marketing de massa.Florianópolis, SCLanzer, Edgar AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Getúlio Tadeu2013-07-16T00:45:12Z2013-07-16T00:45:12Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148f.| tabs., grafs.application/pdf225160http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:35:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102362Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:35:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
title |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório Nunes, Getúlio Tadeu Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Marketing de relacionamento Universidades e faculdades Administração |
title_short |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
title_full |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
title_sort |
Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: um estudo exploratório |
author |
Nunes, Getúlio Tadeu |
author_facet |
Nunes, Getúlio Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lanzer, Edgar Augusto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Getúlio Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Marketing de relacionamento Universidades e faculdades Administração |
topic |
Engenharia de produção Ensino superior Santa Catarina Marketing de relacionamento Universidades e faculdades Administração |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T00:45:12Z 2013-07-16T00:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225160 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362 |
identifier_str_mv |
225160 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652414172004352 |