Educação ambiental para implantação de coleta seletiva: a experiência de Rancho Queimado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ronaldo José Abreu
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82925
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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spelling Educação ambiental para implantação de coleta seletiva: a experiência de Rancho QueimadoEngenharia de produçãoEducação ambientalColeta seletiva de lixoResíduos sólidosReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)LixoRancho Queimado (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Introdução. Essa dissertação é resultado de um trabalho de EA para a implantação de coleta seletiva, que utilizou resíduos sólidos como veículo em Rancho Queimado, SC, no período de 27/04 a 27/11/2001. O projeto buscou, principalmente, junto com a comunidade escolar, desenvolver uma nova consciência na direção de uma transformação que possibilitasse o seu reconstruir e não lutasse somente contra os sintomas, mas basicamente sobre as causas. Objetivos. O projeto teve como finalidade preparar a comunidade para a coleta seletiva, através de um processo de EA, estabelecendo um Diagnóstico Geral de Resíduos Sólidos, que incluísse hábitos da população e o levantamento quantitativo desses resíduos, incentivando a redução da quantidade de resíduos recicláveis no meio ambiente e a reciclagem total dos resíduos orgânicos no local de origem e, sugerindo a adoção de novos hábitos alimentares nas escolas que possibilitem um melhor desenvolvimento da capacidade física e intelectual dos alunos. Metodologia. A pesquisa realizada em Rancho Queimado trabalhou com a vivência, a experiência e o cotidiano da comunidade. O trabalho de pesquisa social constituiu-se de três fases, com destaque ao Trabalho de Campo. Nessa fase teve-se a aproximação, a relação com os atores no campo, a apresentação da proposta à comunidade, entrevistas e uma observação participante. Na consolidação desse trabalho destaca-se a importância do Diário de Campo. Esse tipo de pesquisa, que associou uma ação para resolver um problema coletivo com o envolvimento participativo mútuo de pesquisadores e da comunidade, caracterizou uma pesquisa-ação. Resultados. A pesquisa ao identificar, levantar informações básicas sobre os resíduos sólidos e com um trabalho de EA nas escolas, possibilitou preparar a comunidade para uma melhor relação com o meio ambiente e iniciar a implantação da coleta seletiva no município. Considerações Finais. Com as informações e a avaliação quantitativa dos resíduos, observou-se que o trabalho de EA nas escolas influenciavam o comportamento da comunidade com seus resíduos, com conseqüentes ganhos para o meio ambiente. Na análise dos dados do questionário constatou-se também que o trabalho de EA nas escolas e na comunidade da Linha Scharf influenciou a mudança de alguns hábitos da população com os resíduos sólidos, principalmente em relação ao costume de "queimar plástico em fogão à lenha", demonstrando que a EA pode promover mudança de costumes.Florianópolis, SCBaasch, Sandra SulamitaUniversidade Federal de Santa CatarinaTorres, Ronaldo José Abreu2012-10-19T19:31:22Z2012-10-19T19:31:22Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 p.| il., tabs.application/pdf185166http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82925porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:39:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:39:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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