Nova Configuração Estrutural para a Universidade: subsídios para discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Iêda Maria Araújo Chaves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35691
Resumo: Este trabalho objetiva subsidiar uma velha discussão no âmbito das universidades brasileiras, em torno da sua estrutura organizacional, de modo que se possa (re)pensar o modelo de estrutura e gestão das atividades acadêmico-administrativas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Neste sentido, a partir do referencial da teoria das organizações, e de estudos cujo objeto de análise são universidades, e ainda, com base em reflexões sobre os atuais desafios do ensino superior brasileiro, o texto busca subsidiar a seguinte problemática: a estrutura organizacional em vigor na UERN (co)responde às exigências de flexibilidade, interdisciplinaridade e dinamismo que devem ter a Universidade do Século XXI? A autora parte do pressuposto de que a sociedade da Tecnologia da Informação está a exigir novas configurações organizacionais que sejam ágeis, dinâmicas, flexíveis e capazes de acompanhar as rápidas mudanças contextuais, que se refletem em novas legislações para o ensino, em novas diretrizes do Governo e, principalmente, em novas demandas da sociedade. Diante disso, acredita-se que a opção mais inteligente, em termos de uma estrutura de gestão acadêmico-administrativa para a UERN, deva ser aquela que a conduza para uma efetiva melhoria da qualidade do seu ensino, respaldada pelos resultados de pesquisas e das atividades de extensão, aliada à prática da interdisciplinaridade, além de propiciar sua maior articulação com a sociedade, notadamente a de sua inserção, ou seja, a sociedade do Estado do Rio Grande do Norte. Neste sentido, a opção estrutural com base na qual a universidade cumpra sua missão institucional depende, em grande parte, do compromisso de sua comunidade acadêmica com o fazer ciência, com o fazer pedagógico, com a ética profissional e com a responsabilidade social.
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