O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzatti, Giselly
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129668
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
id UFSC_a7d07a0e6ef0a258e28190cb81cca814
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa CatarinaAdministraçãoPlanejamento estrategicoLiderançaUniversidades e faculdadesAdministraçãoSanta CatarinaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.A dissertação é resultado de um estudo sobre o processo de planejamento estratégico, estratégia, liderança a partir da influência existente entre essas três áreas da Administração quando introduzidas no contexto organizacional. O objetivo geral do trabalho consiste em avaliar a contribuição da liderança na formulação e implementação da estratégia nas Instituições de Ensino Superior do Sistema de Ensino de Santa Catarina. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa, em relação a planejamento estratégico, reuniu autores como Ackoff (1982,1986), Ansoff (1981, 1991, 1993), Certo e Peter (2005), Porter (1999, 2004), Mintzberg (1998, 2010), Bossidy e Charam (2002), Whittington (2002), e Hrebiniack (2006), Fischmann e Almeida (2009), Brenes, Mena e Molina (2008), Pereira (2010), em relação à estratégia, foi fundamentado por autores como Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), Mintzberg e Quinn (2001), Mintzberg e Waters (1985), Mintzberg (1978), Mintzberg, Lampel, Quinn e Ghoshal (2006), Whittington (2002), Hrebiniak (2006), Hussey (1996) e Thompson e (2003), e no que diz respeito a liderança organizacional os principais autores foram Northouse (2012), Yukl e Falbe (1991) Yukl (2012), Heifetz (1998),Covey (1996, 2005), Tanure (2011), Bossidy e Charam (2002), Hershey e Blanchard (1986), Van Vugt et al (2004) e Jepson, Hart e De Cremer (2004). A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e aplicado, e utiliza entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Através da análise dos dados coletados, pode-se observar que, para o processo de formulação e implementação da estratégia acontecer de maneira eficaz, a liderança precisa atuar fluentemente no ambiente institucional e direcioná-lo ao alinhamento entre estratégia e desempenho. Como resultado desse estudo,pode-se concluir que a liderança contribui e influencia diretamente no processo de formulação e implementação da estratégia nas Instituições de Ensino Superior pesquisadas para alcançarseus objetivos institucionais. A conclusão remete à importância de compreender a atuação do líder no processo de estratégia dentro das Instituições de Ensino Superior, para não haver distorções entre os objetivos pretendidos e os alcançados, além de discutir a influência que o líder exerce na formulação e implementação da estratégia diante do estilo de liderança adotado.<br>Abstract : The dissertation is the result of a study on the process of strategic planning, strategy, leadership from existing influence among these three areas of Administration, when introduced in the organizational context . The overall objective of the study is to assess the contribution of leadership in the formulation and implementation of strategy in Higher Education Institutions of Education of Santa Catarina system. The theoretical framework used to guide the research in relation to strategic planning , met authors like Ackoff (1982 , 1986) , Ansoff (1981, 1991, 1993) , right , and Peter (2005) , Porter (1999, 2004) , Mintzberg (1998 2010), Bossidy and Charan (2002) , Whittington (2002), and Hrebiniack (2006) , Fischmann and Almeida (2009) , Brenes , Mena and Molina (2008) , Pereira (2010) , in relation to the strategy , was reasoned by authors such as Mintzberg , Ahlstrand and Lampel (2010), Mintzberg and Quinn (2001) , Mintzberg and Waters (198 ) , Mintzberg (1978) , Mintzberg , Lampel , Quinn and Ghoshal (2006) , Whittington (2002), Hrebiniak (2006) , Hussey (1996), and Thompson ( 2003) and as regards the major organizational leading authors were Northouse (2012) , Yukl and Falbe (1991) Yukl (2012) , Heifetz (1998) , Covey (1996 , 2005) Tanure (2011), and Bossidy Charam (2002) , Hershey and Blanchard (1986), Van Vugt et al (2004) , and Jepson , Hart and De Cremer (2004). The research is characterized as a case study of a qualitative, descriptive and applied character, and uses semi-structured interview as a tool for data collection. By analyzing the data collected, it can be observed that for the process of formulating and implementing the strategy happen effectively, the leadership needs to act fluently in the institutional environment and direct it to the alignment between strategy and performance. As a result of this study, it can be concluded that leadership and contributes directly influences the process of formulating and implementing the strategy in heis surveyed to achieve their institutional goals. The conclusion refers to the importance of understanding the role of leader in the strategy process within Higher Education Institutions, to avoid distortions between desired andachieved goals, and to discuss the influence that the leader plays in the formulation and implementation of the strategy on the style of leadership adopted.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaRizzatti, Giselly2015-02-05T21:21:48Z2015-02-05T21:21:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis255 p.| il.application/pdf328328https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:21:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:21:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
title O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
spellingShingle O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
Rizzatti, Giselly
Administração
Planejamento estrategico
Liderança
Universidades e faculdades
Administração
Santa Catarina
title_short O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
title_full O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
title_fullStr O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
title_full_unstemmed O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
title_sort O processo de formulação e implementação das estratégias a partir da percepção de seus reitores: estudo multicasos nas Universidades de Santa Catarina
author Rizzatti, Giselly
author_facet Rizzatti, Giselly
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maurício Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzatti, Giselly
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Planejamento estrategico
Liderança
Universidades e faculdades
Administração
Santa Catarina
topic Administração
Planejamento estrategico
Liderança
Universidades e faculdades
Administração
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:21:48Z
2015-02-05T21:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328328
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129668
identifier_str_mv 328328
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652336274341888