Análise de sensibilidade de suspensão veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruthes, João Pedro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165266
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
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spelling Análise de sensibilidade de suspensão veicularDinâmica veicular, Análise de sensibilidade, VibraçõesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.A ideia de conforto em engenharia automotiva é um assunto bem abrangente durante o desenvolvimento de modelos dinâmicos para analisar resultados. A análise dinâmica é um importante estudo das forças e os movimentos produzidos por estas. Como o sistema de suspensão veicular é quem tem o papel de isolar a excitação do meio externo, isolando as vibrações da pista e de outras fontes, e garantido que o veículo mantenha o contato pneu pista e possibilite o conforto aos passageiros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento dinâmico de um veículo quando sofre uma excitação vertical ao passar por uma lombada, avaliando os movimentos de deslocamento vertical e rotacional e os modos de vibrar. Para este desenvolvimento foi implementado no software Matlab um modelo de 7 graus de liberdade do veículo, e feita uma análise da sensibilidade sobre os parâmetros utilizados para minimizar as vibrações impostas.The idea of comfort in automotive engineering is a very wide subject for the development of dynamic models to analyze results. The dynamic analysis is an important study of the forces and movements produced by those. The vehicle suspension system is the one that gets the role of isolating from the excitement of the external environment, isolating the vibrations of the track and others sources, ensuring that the vehicle maintains the tire/track contact and keep the passenger comfort. The objective of this study is to analyze the dynamic behavior of a vehicle when suffering a vertical excitement passing a speed bump, in this way analyzing the vertical and rotational movement displacements and their modes of vibration. For this development, it was implemented, in the Matlab software, a model of 7 degrees of freedom of the vehicle, and a sensitivity analysis of the parameters used to minimize the vibrations imposed.Idehara, Sérgio JunichiUniversidade Federal de Santa CatarinaRuthes, João Pedro2016-07-25T17:49:55Z2016-07-25T17:49:55Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165266porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T17:49:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165266Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-25T17:49:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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