Estudo de volume de tráfego e nível de serviço na alta e baixa temporada da rodovia sc-401
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197517 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Estudo de volume de tráfego e nível de serviço na alta e baixa temporada da rodovia sc-401Nível de serviço, volume de tráfego, rodovia, mobilidade turística.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A engenharia de tráfego é responsável por pautar o planejamento do sistema viário, através da avaliação da infraestrutura viária existente e do planejamento de novas vias, visando entregar ao usuário uma infraestrutura de desempenho adequado, através do seu dimensionamento compatível com a utilização requerida. O presente estudo teve como objetivo obter informações necessárias à determinação do desempenho da rodovia SC-401, no município de Florianópolis, realizada sob a ótica dos métodos do Highway Capacity Manual 2010. O estudo considerou ainda, a influência do território turístico no volume de veículos, através da análise em diferentes períodos do ano, intitulados como alta e baixa temporada. O método utilizado no estudo é uma das metodologias mais empregadas para avaliação da capacidade e nível de serviço de rodovias rurais e urbanas. A demanda obtida, por intermédio de contagens de tráfego realizadas no estado, foi estimada para a avaliação dos níveis de serviço nos cenários atual e futuros, sendo estudada ainda a ampliação da capacidade da via. O segmento em estudo foi divido em trechos, os quais permitiram a análise das atuais condições da rodovia, além de evidenciar a urgência no planejamento viário para o município. A realização de uma previsão de tráfego para a rodovia avaliou a importância na execução de obras que visem a ampliação de capacidade, uma vez que o fluxo de veículos para o segmento deverá ser maior do que a capacidade suportada pela SC-401. A metodologia empregada permitiu obter a avaliação do nível de serviço e capacidade durante o período de análise.Florianópolis, SCRohde, LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaRiqueti, Ana Carolina2019-07-12T02:09:15Z2019-07-12T02:09:15Z2019-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197517info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T02:09:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T02:09:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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