A percepção de trabalhadores da saúde sobre os resultados de uma capacitação em saúde mental no processo de trabalho da atenção básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188996 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2017. |
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A percepção de trabalhadores da saúde sobre os resultados de uma capacitação em saúde mental no processo de trabalho da atenção básicaCiências médicasEducação em saúdeSaúde mentalPessoal da área médicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2017.Este trabalho teve como objetivo conhecer e apresentar as implicações de uma ação de Educação Permanente em Saúde Mental Caminhos do Cuidado no processo de trabalho da atenção básica na região de saúde grande Florianópolis. O estudo, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa exploratória, para representar o problema investigado, por meio de Análise de Conteúdo de forma crítica e reflexiva, que resultou em três categorias: Saúde Mental na Atenção Básica, Processos de Trabalho e Educação em Saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada em três municípios sorteados para compor a pesquisa, dos quais participaram nove profissionais de unidades de saúde, dentre as formações estão o nível médio, técnico e superior. A partir da percepção desses profissionais, apresentou-se os resultados que confluíram com a literatura acerca da educação permanente em saúde na transformação das práticas desenvolvidas nos serviços de saúde, apontando para a presença de espaços de educação permanente e/ou reuniões de equipe constituída com a presença de todos profissionais mostram mudanças significativas na consolidação do cuidado à saúde mental na Atenção Básica, e oferta de uma clínica ampliada. Em contrapartida, equipes com processo de trabalho burocratizado, individualizado e focado em especialistas, apresentam dificuldades com as demandas do cotidiano, e na oferta de ações e serviços que visem a integralidade do cuidado.Abstract : This work aims to know and present the implications of an action of Permanent Education in Mental Health - Pathways of Healthcare in the work process of primary healthcare in the region of Great Florianópolis. The study is characterized by a qualitative approach, using exploratory research to represent the problem investigated through Content Analysis, in a critical and reflexive manner, resulting in three categories: Mental Health in Primary Healthcare, Work Processes and Health Education. Data collection was done through a semi-structured interview in three municipalities, drawn to compose the research, in which nine professionals from healthcare units with the following educational graduations participated: high school, technical school and university. The results are presented based on the perception of these professionals, which came together with the literature on permanent healthcare education. The discussion goes through the transformation of the practices developed in healthcare services, pointing to the presence of permanent education spaces and/or team meetings, made up of all the professionals of the healthcare unit, and show significant changes in the consolidation of Mental Healthcare in Primary Healthcare, as well as the offer of an expanded clinic. On the other hand, teams with bureaucratized work processes, individualized and focused on specialists, present difficulties with the daily demands and to offer actions and services that aim at the integrality of care.Uvinha, Ricardo RicciUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Daiane2018-08-13T04:04:24Z2018-08-13T04:04:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 p.| il.application/pdf352136https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188996porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-13T04:04:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188996Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-13T04:04:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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