A criança de seis anos no ensino fundamental: o respeito à necessidade de movimentar-se no cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maycon Douglas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188798
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
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spelling A criança de seis anos no ensino fundamental: o respeito à necessidade de movimentar-se no cotidiano escolar.Educação FísicaMovimentoInserçãoEscolaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O acesso à Educação Básica é direito garantido às crianças desde a constituição de 1988. A partir do ano de 2006 elas passaram a ingressar no ensino fundamental com seis anos de idade e esse passou a durar nove anos. O anseio pela brincadeira e pelo movimento fez com que as crianças vivessem esse processo de inserção de maneira conflituosa, ao passo que a instituição sempre considerou o corpo e o movimento um estorvo dentro do cotidiano escolar, fazendo com que a escola exerça uma função que não deveria, buscando controlá-lo e adestrá-lo. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de inserção de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental, para verificar como são respeitadas suas necessidades de movimentarem-se no cotidiano escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, sendo realizada em forma de trabalho de campo, utilizando-se de observação participante, entrevistas e análises documentais para o levantamento das informações que foram organizadas e analisadas em categorias que emergiram desse processo. O campo foi uma escola da rede Estadual de Educação de Santa Catarina localizada em uma comunidade com problemas sociais, e os participantes foram aproximadamente vinte e duas crianças, a professora regente e o professor de Educação Física, ambos escolhidos de maneira intencional. Percebeu-se que pouco ou praticamente nada de adequações foram feitas para receber essas crianças na nova configuração do Ensino Fundamental. O mobiliário é inadequado para o tamanho das crianças e as práticas pedagógicas assemelham-se aquelas utilizadas na antiga primeira série do Ensino Fundamental de oito anos que, segundo o Governo brasileiro, já deveriam estar superadas, mas que ainda resultam em conflitos no cotidiano escolar. As crianças mostraram que ainda não se inseriram à nova rotina nem à escola, talvez por elas não terem sido apresentadas à elas. As possibilidades de movimento, no cotidiano escolar, estão restritas ao recreio e a alguns momentos da Educação Física, ou ainda quando a vontade de brincar sobrepõe-se ao controle exercido pela Instituição, ao passo que as crianças, claramente, têm a necessidade de movimentar-se no dia-a-dia dentro da escola. Por fim concluímos que a Instituição não consegue atender às necessidade legais e humanas que possibilitem às crianças vivenciar sua inserção no processo educacional de maneira que lhes garanta o respeito e o cuidado com suas infâncias.Florianópolis, SCMatiello Júnior, EdgardUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maycon Douglas da2018-08-02T15:17:35Z2018-08-02T15:17:35Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188798porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T15:17:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188798Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-02T15:17:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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