Corporeidade na capoeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191393 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Corporeidade na capoeiraEducação FísicaCapoeiraCorporeidadeTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Atualmente nos deparamos com novas tendências nas ciências humanas e naturais, de modo geral, na Educação Física não é diferente, pois as novas maneiras de pensar o movimento humano (se-movimentar) e a corporeidade são cada vez mais estudadas nesta área. A importância de estudarmos a corporeidade na capoeira, está na ligação desta com a Educação Física, que é a de aproximarmos ambas e pensa-las a partir dos novos paradigmas das Ciências Humanas (Naturais e Sociais). Apresentaremos por meio do referencial teórico, alguns autores que utilizamos e que marcaram esta caminhada de formação de um pesquisador. Não temos a pretensão de um aprofundamento radical, mas na medida das possibilidades, alguns apontamentos que, nesta busca de formação como pesquisador, consideramos necessárias para a familiarização das discussões propostas e para a introdução destas novas dimensões da compreensão. Nesta pesquisa vimos que de certa forma, predomina uma „confusão‟ nos professores e mestres quanto a compreensão de Corporeidade na Capoeira. Vimos a falta ou mesmo a pouca compreensão das „dimensões humanas‟ e os fenômenos na percepção, confundidos com os fenômenos mensuráveis externamente (tempo cronológico). Encontramos também uma grande „confusão‟ nos relatos quanto à compreensão da Capoeira como um „símbolo‟, que segundo Elias (1998), se manifesta a partir da „Quinta Dimensão Espaço-Temporal‟. Assim a confusão atinge a compreensão nos domínios do caráter explicativo „briga‟, como também na compreensão dos „estilos‟, reduzidos às padronizações, ao „movimento correto‟ e à „competição‟.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Diogo Mendes2018-11-20T18:16:51Z2018-11-20T18:16:51Z2007-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191393porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-20T18:16:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191393Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-20T18:16:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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