Sofrimento, processos de adoecimento e prazer no trabalho: as estratégias desenvolvidas pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco na (re)conquista da sua saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Aline Brandão de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160704
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2015.
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spelling Sofrimento, processos de adoecimento e prazer no trabalho: as estratégias desenvolvidas pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco na (re)conquista da sua saúdeCiências sociaisProfessoresSaúde e higienePernambucoEstresse psicológicoSaúde mentalPernambucoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2015.Neste estudo analisamos a relação trabalho/saúde mental dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ? IFPE ? Campus Recife. Buscamos conhecer os enfrentamentos desenvolvidos pelos docentes para lidarem com o sofrimento e/ou possíveis processos de adoecimento (psíquico) no/do trabalho. Para alcançarmos esse objetivo, partimos de uma concepção dinâmica e vitalista de saúde, cuja principal fonte e referência foram as ideias de Georges Canguilhem (2006). Respaldamos-nos também nas contribuições da Psicodinâmica do Trabalho que nos ajudaram a compreender a situação de trabalho docente e as relações desta com a saúde mental do trabalhador. Para tanto, recorremos a uma pesquisa bibliográfica nos seguintes domínios: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Revista Educação & Sociedade. Realizamos ainda um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas com sete professores do IFPE ? Campus Recife, afastados das atividades durante o ano de 2013 em decorrência do processo de saúde/doença psíquica. A partir das análises dos materiais produzidos, processadas conforme as orientações da Análise de Conteúdo Temática, verificamos que esses docentes, que pertencem ao quadro efetivo de servidores do IFPE ? Campus Recife, inseriram-se nessa instituição por meio de concurso público. Quanto aos motivos da inserção na docência, os participantes mencionaram a vocação, a opção pessoal e a identificação com a profissão, além de motivações financeiras. Para explorarmos o universo (?fazer?) do trabalho docente, atentamos para aspectos tais como: a precarização, desvalorização e intensificação do trabalho docente. No que diz respeito às formas de organização do trabalho, os professores referiram que as relações intersubjetivas no Campus Recife são extremamente complexas, o que constitui um dos principais entraves na dinâmica laboral dos docentes, marcada pela falta de cooperação entre os colegas de trabalho, por relações hierárquicas e rígidas em alguns departamentos e/ou coordenações, pelo distanciamento afetivo (amizade) e pelo individualismo entre os pares, pelo assédio moral, dentre outras questões. As fontes de sofrimento decorrentes das vicissitudes no trabalho apontaram as seguintes categorias: organização do trabalho, desvalorização da profissão, falta de interesse dos alunos, falta de um espaço de discussão, falta de compromisso e de engajamento de algumas pessoas frente à organização, falta de apoio institucional e estresse. Quanto aos processos de adoecimento psíquico, emergiram as seguintes problemáticas: estresse, síndrome de burnout, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, transtorno fóbico e doenças psicossomáticas ? como a hipertensão e problemas cardíacos (infarto). As estratégias individuais e coletivas de defesa e de enfrentamento apontadas pelos participantes para lidarem com as vivências de sofrimento e os processos de adoecimento (psíquico) foram as seguintes: a psicoterapia, o tratamento medicamentoso, a ioga, heiki, meditação, pilates, caminhadas, aulas de dança, lazer com a família, fomento a um espaço de discussão na Instituição, dentre outras. Em relação às fontes de prazer, emergiram as categorias a seguir: reconhecimento, autonomia, realização profissional, contribuição social e relacionamento interpessoal (principalmente com os discentes). Verificamos, portanto, que há, na dinâmica de trabalho, tanto as vivências de prazer quanto as de sofrimento e processos de adoecimento. Ressaltamos, contudo, que o trabalho cumpre a função de mediador privilegiado, quando oportuniza que o prazer e a produção de sentido da docência se sobressaiam, permitindo que ?fazer o que você gosta, salve a tua vida?.<br>Abstract : This study analyzed the relationship between the work and the mental health of the teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE - Campus Recife. We sought to find their defense and fighting strategies to cope with the suffering and/or the possible illness processes aroused at or derived from work. To achieve this goal, we made use of a dynamic and vital concept of health, whose main source and reference were Georges Canguilhem?s ideas (2006). We also drew upon the contributions of the Psychodynamics of Work, which helped us understand the teaching work situation and its relations with the mental health of the worker. We carried out a literature search in the following databases: Bank of Theses and Dissertations of the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Education & Society magazine. In addition to that, we performed an empirical study based on semi-structured interviews with seven teachers from the IFPE - Campus Recife who had been temporarily dismissed from their activities during 2013 due to health/mental illness process. Based on the analysis of the information collected and processed according to the guidelines of the Theme Content Analysis, we found out that these teachers, who belong to the permanent staff of the IFPE - Campus Recife, entered the institution through public tender. As to the reasons for becoming a teacher, the participants mentioned inclination, personal choice and identification with the profession, as well as financial reasons. To explore the universe (?doing?) of the teaching function, we paid attention to aspects such as casualization, depreciation and intensification of the teaching job. With regard to the ways work is organized, we realized that the interpersonal relations in the Campus Recife are extremely complex, and that represents a major constraint on the labor dynamics of the teachers, which is marked by the lack of cooperation among peers, by stiff and hierarchical relationships in some departments and/or coordinations, by the emotional detachment (friendship) and individualism among co-workers, by bullying, among other issues. The sources of suffering resulting from the setbacks at work comprised the following categories: work organization, job devaluation, lack of interest from students, lack of a forum for discussion, lack of commitment and engagement of some people concerning the institution, lack of institutional support and stress. Regarding mental illness processes, the following problems emerged: stress, burnout syndrome, depression, bipolar disorder, schizophrenia, panic disorder, phobic disorder and psychosomatic diseases - such as hypertension and heart problems (heart attack). The individual and collective defense and fighting strategies indicated by the participants to deal with the experiences of suffering and illness processes were: psychotherapy, drug therapy, Yoga, Heiki, meditation, Pilates, walking, dance classes, leisure time with the family, fostering a discussion forum within the institution, among others. Regarding the sources of pleasure, the following categories were mentioned: acknowledgement, autonomy, professional achievement, social contribution and interpersonal relationships (especially with students). Therefore we realized that, in the dynamics of work, there are experiences of pleasure as well as those of suffering and illness processes. We emphasize, however, that work plays the part of the privileged mediator, when it gives pleasure and the production of a meaningful teaching opportunity to stand out, allowing that ?doing what you like save your life?.Caponi, Sandra Noemi Cucurullo deNeves, Mary Yale RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Aline Brandão de2016-04-19T04:11:20Z2016-04-19T04:11:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 p.| il.application/pdf338290https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:11:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:11:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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