As representações sociais de adolescentes sobre os adolescentes que vivem no meio rural e urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauer, Aline Daniela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234779
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
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spelling As representações sociais de adolescentes sobre os adolescentes que vivem no meio rural e urbanoPsicologiaRepresentações sociaisAdolescentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.A adolescência é a fase da vida que ocorre entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Sendo bastante complexa, configura variados elementos como novas capacidades de reflexão, a aquisição de papéis sociais, a apropriação de valores, a necessidade de pertencer e ser aceito em grupos ou categorias, de investimento em autonomia para a inserção na vida adulta, e a definição da identidade. A identidade social é o reconhecimento da pertença a certos grupos ou categorias sociais, esse reconhecimento é acompanhado de significações emocionais e avaliativas. A representação social presume uma relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, pois o indivíduo projeta sua identidade no objeto que representa. Desta forma, essa dissertação busca analisar os conteúdos das representações sociais de adolescentes sobre adolescência e sobre os adolescentes residentes no meio rural e no meio urbano. A teoria de base utilizada foi a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo de natureza exploratória. Participaram da pesquisa 159 adolescentes de ambos os sexos residentes do meio rural e urbano no Planalto Norte Catarinense, utilizando como instrumento para coleta de dados um questionário que foi aplicado de forma online, com perguntas abertas e fechadas e perguntas sociodemográficas. A análise dos dados das questões abertas foram realizada com auxílio do software IRaMuTeQ, feito uso da análise Classificação Hierárquica Descendente e análise das Evocações Livres. A análise das questões fechadas foi realizada através do software Jamovi. Os resultados mostram que sobre a adolescência as representações sociais dos adolescentes de ambos os contextos foram associadas fortemente a partir das concepções tradicionais de adolescência, sendo um período de fase da transição da infância para a vida adulta. A representação fortemente associada aos adolescentes rurais está relacionada ao trabalho, agricultura e responsabilidade, e também apresentou elementos negativos como atrasados, sem informações e caipiras. Já a representação referente aos adolescentes urbanos é festa, mimados e vida fácil. Desta forma fica evidente a distinção representativa de cada adolescência, fortemente ligada ao seu local de moradia. Também relacionado ao meio que residem, os adolescentes urbanos são considerados pelos que residem no contexto rural como sendo modernos e possuem mais acesso aos meios de comunicação, como acesso a celulares e internet. Em oposição a isso, os moradores da área rural são vistos pelos que vivem na área urbana como atrasados e sem acesso a esses meios. Sobre o meio em que residem, os adolescentes, de forma geral, estão satisfeitos, não apresentando uma insatisfação significativa. Os dados deste estudo mostram que existem formas distintas de vivenciar a adolescência no meio rural e urbano. Esse assunto deve ser pauta nos trabalhos escolares, e discutido no ambiente escolar, pois é o momento que os adolescentes de ambos os contextos têm suas vivências compartilhadas.Abstract: Adolescence is the stage of life that occurs between childhood and adulthood, marked by a complex process of biopsychosocial growth and development. Being quite complex, it configures various elements such as new reflection skills, the acquisition of social roles, the appropriation of values, the need to belong and be accepted in groups or categories, investment in autonomy for insertion into adult life, and the definition of identity. Social identity is the recognition of belonging to certain groups or social categories, this recognition is accompanied by emotional and evaluative meanings. Social representation assumes a relationship between the subject and the object of knowledge, as the individual projects his identity on the object he represents. Thus, this dissertation aims to identify and analyze the contents of the social representations of adolescents about adolescence and about adolescents living in rural and urban areas. The base theory used was the Social Representations Theory. This is a study with a qualitative and quantitative approach, of an exploratory nature. A total of 159 adolescents of both sexes, residents of rural and urban areas in the Planalto Norte Santa Catarina participated in the research, using a questionnaire that was applied online, with open and closed questions and sociodemographic questions, as an instrument for data collection. The data analysis of the open questions was performed by Iramuteq software, using the Descending Hierarchical Classification analysis and the Free Evocations analysis. Analysis of closed questions was performed by Jamovi software. The results show that about adolescence, social representations were strongly associated from traditional conceptions of adolescence, being a period of transition from childhood to adulthood, enjoyment and feelings of depression and anxiety. The representation strongly associated with rural adolescents is related to work, agriculture and responsibility, and also presented negative elements such as backwards, lack of information and hillbillies. The representation referring to urban teenagers is party, spoiled and easy life. In this way, the representative distinction of each adolescence is evident, strongly linked to their place of residence. Also related to the environment in which they live, urban adolescents are considered by those living in the rural context as being modern and have more access to the means of communication, such as access to cell phones and the internet. Contrary to this, residents of rural areas are seen by those living in urban areas as backward and without access to these means. About the environment in which they live, adolescents, in general, are satisfied, not showing significant dissatisfaction. Data from this study show that there are different ways to experience adolescence. This subject should be on the agenda in school work, and discussed in the school environment, because it is the moment that teenagers from both contexts have theirshared experiences.Giacomozzi, Andréia IsabelBousfield, Andréa Barbará da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaSauer, Aline Daniela2022-05-19T14:48:33Z2022-05-19T14:48:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il.application/pdf374866https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:48:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:48:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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