Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Laura Scarpatto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248393
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
id UFSC_aa2c0053cb60eee63f9a8cdc386619e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248393
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Subsídios preliminares na utilização de cascos com degrausCascos com degrausCascos planantesStepped hullsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.O mercado náutico vem crescendo de forma significativa no cenário brasileiro, o que promoveu também a procura por insumos para a construção e manutenção de embarcações. Apesar desse contexto favorável à construção naval, existem ainda dificuldades acerca do projeto de uma embarcação, sendo que os projetistas navais vêm propondo modificações geométricas nos projetos de embarcações a fim de gerar ainda mais eficiência aos cascos planantes. Algumas dessas alterações geométricas tornam é a inclusão de um degrau no casco, o que faz com que a área molhada da embarcação seja diminuída, gerando uma menor resistência ao avanço e permitindo que a embarcação navegue a velocidades mais altas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar os estudos existentes acerca do tema de degraus em cascos planantes a fim de verificar qual a configuração ideal dos degraus, de forma a promover a maior eficiência em uma embarcação. Para tal, esse trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos, livros, revistas, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso. Ao fim da pesquisa, verificou-se que o uso de degraus se torna mais efetivo e benéfico em altas velocidades e em embarcações maiores, a partir de 30 pés, e, além disso, é possível verificar um aumento de 5% a 15% na velocidade de planeio de uma embarcação com a utilização de degraus, tendo um menor ângulo de trim e reduzindo assim a resistência ao avanço e o arrasto.The nautical market has been growing significantly in the Brazilian scenario, which has also promoted the demand for inputs for the construction and maintenance of vessels. Despite this favorable context for shipbuilding, there are still difficulties about the design of a vessel, and naval designers have been proposing geometric changes in vessel designs in order to generate even more efficiency to planing hulls. Some of these geometric changes is the inclusion of a step in the hull, which makes the wetted area of the ship smaller, generating less resistance to advancement and allowing the ship to sail at higher speeds. Thus, this work aims to analyze the existing studies on the subject of steps in planing hulls in order to verify which is the ideal configuration of the steps, in order to promote the highest efficiency in a vessel. To accomplish this goal, this work is based on bibliographic research from scientific articles, books, magazines, PhD thesis and other thesis. At the end of the research, it was found that the use of steps becomes more effective and beneficial at high speeds and in larger vessels, from 30 feet, and, moreover, it is possible to verify an increase of 5% to 15% in the glide speed of a vessel with the use of steps, having a smaller trim angle and thus reducing the resistance and drag.Joinville, SC.Pinto, Ricardo Aurélio QuinhõesUniversidade Federal de Santa Catarina.Ramos, Laura Scarpatto2023-07-10T12:36:52Z2023-07-10T12:36:52Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248393Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-10T12:36:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248393Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-10T12:36:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
title Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
spellingShingle Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
Ramos, Laura Scarpatto
Cascos com degraus
Cascos planantes
Stepped hulls
title_short Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
title_full Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
title_fullStr Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
title_full_unstemmed Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
title_sort Subsídios preliminares na utilização de cascos com degraus
author Ramos, Laura Scarpatto
author_facet Ramos, Laura Scarpatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Ricardo Aurélio Quinhões
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Laura Scarpatto
dc.subject.por.fl_str_mv Cascos com degraus
Cascos planantes
Stepped hulls
topic Cascos com degraus
Cascos planantes
Stepped hulls
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10T12:36:52Z
2023-07-10T12:36:52Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248393
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652276885094400