"A minha vida é de acordo com a demanda": gerenciamento das temporalidades cotidianas por motoristas de aplicativo no espaço urbano de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maders, Tielly Rosado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231195
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaders, Tielly RosadoCoutinho, Maria Chalfin2022-02-14T13:34:40Z2022-02-14T13:34:40Z2021374111https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231195Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.A presente investigação está situada no âmbito das transformações laborais do século XXI, em que os avanços tecnológicos, com destaque para as tecnologias de informação e comunicação, vêm modificando substancialmente as relações de produção, inaugurando novas sociabilidades e modalidades de comunicação, de consumo, de cultura e de ocupações laborais, como é o caso dos trabalhadores de aplicativos surgidos na última década. O crescimento exponencial dessas atividades laborais e os processos de aceleração das estruturas sociais configuram mudanças expressivas no espaço-tempo da vida cotidiana, ao interpor, de forma cada vez mais híbrida e veloz, a racionalidade dos tempos produtivos aos ritmos das sociabilidades pessoais e coletivas. A pesquisa buscou compreender como os motoristas que trabalham por aplicativos gerenciam as temporalidades cotidianas no espaço urbano de Florianópolis, Santa Catarina. Como objetivos específicos almejou-se conhecer o cotidiano dos motoristas e identificar as condições e relações de trabalho vivenciadas por estes trabalhadores. Baseada no materialismo histórico dialético e por meio do método denominado história de vida, foram realizadas entrevistas recorrentes com quatro motoristas de aplicativos, que possuem essa atividade como principal fonte de renda. Foram geradas três unidades de análise: ?Como virei Uber?? Articulação das trajetórias laborais dos participantes; ?Seja um parceiro da Uber?: condições e relações de trabalho e ?Trabalhe quando você quiser?: gestão das temporalidades cotidianas no espaço urbano. Foi possível compreender que os motoristas gerenciam suas temporalidades de acordo com as demandas de renda e fluxos da cidade, aspectos sempre variáveis, gerando um não discernimento de quanto tempo, efetivamente, dedicam ao trabalho. A disponibilidade permanente para realização das corridas, possibilitada pelos avanços tecnológicos, com destaque para a internet e dispositivos móveis, altera a própria reprodução do espaço urbano e os ritmos coletivos da cidade. As temporalidades laborais e das demais esferas heterogêneas da vida cotidiana se entrecruzam condicionadas pelo ritmo intenso de trabalho, configurando um tempo absolutamente racional e pragmático, com a exigência de resolução de tarefas constantes e efêmeras, sendo a vida cotidiana absorvida pela cotidianidade e marcada pelo economicismo. Além disso, a gestão dos motoristas é condicionada pelas novas formas de controle e subordinação impostas pelos aplicativos, em relações totalmente assimétricas e desiguais, nas quais as regras são definidas unilateralmente pelas plataformas digitais e todos os custos e riscos da atividade exercida são transferidos para os motoristas, que não possuem nenhuma garantia ou proteção trabalhista. Essa condição ainda engloba a vigilância tecnológicas dos algoritmos que, por meio das avaliações dos usuários, cumpre um papel inédito de moldar o comportamento e subjetividade dos motoristas para se adequarem às exigências da racionalidade produtiva.Abstract: This investigation is situated within the scope of the labor transformations of the XXI century, in which Information and communication technologies, have been substantially modifying production relations, inaugurating new sociabilities and modes of communication, consumption, culture and occupations, as is the case of application workers that emerged in the last decade. The exponential growth of these work activities and the acceleration processes of social structures configure expressive changes in the space-time of everyday life, interposing, in an increasingly hybrid and accelerated way, the rationality of productive times to the rhythms of personal and collective sociabilities. The research sought to understand how application drivers manage everyday temporalities in the urban space of Florianópolis, Santa Catarina. As specific objectives, the aim was to know the daily lives of drivers and identify the working conditions and relationships experienced by these workers. Based on Historical-dialectical materialism and through the Life-history method, recurring interviews were conducted with four application drivers, who have this activity as their main source of income. Three units of analysis were generated: 1) ?How did I become Uber?? Articulation of the participants' work trajectories; 2) ?Be a Uber partner?: working conditions and relationships; and 3) ?Work when you want?: managing daily temporalities in urban space. It was possible to understand that workers manage their temporalities according to the demands of income and urban space flows, fusing temporal experiences of private and family life with those of work, generating a lack of discernment of how much time they dedicate to work. The permanent availability to perform urgent and frequent demands of the market, made possible by technological advances, especially the internet and mobile devices, change the very reproduction of urban space and the collective rhythms of the city. The temporalities of work and other heterogeneous spheres of everyday life intersect, conditioned by an intense pace of time optimization, an absolutely rational and pragmatic time, with the requirement of solving constant and ephemeral tasks, with everyday life being absorbed by everyday life and marked by economism and crystallized forms of action. In addition, management is conditioned by the new forms of control and subordination to which workers are subjected through applications, in totally asymmetric and unequal relationships, in which the rules are defined unilaterally by digital platforms and all the costs and risks of the activity exercised are transferred to drivers, who have no labor guarantee or protection. This condition also encompasses the technological surveillance of algorithms that, through user evaluations, play an unprecedented role in shaping the behavior and subjectivity of drivers to adapt to the requirements of productive rationality.161 p.| il.porPsicologiaMotoristas de automóveisTrabalho informalAmbiente de trabalhoRelações trabalhistasHorário de trabalho"A minha vida é de acordo com a demanda": gerenciamento das temporalidades cotidianas por motoristas de aplicativo no espaço urbano de Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0976-T.pdfPPSI0976-T.pdfapplication/pdf2941627https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231195/-1/PPSI0976-T.pdf86929d8587d839c453180f57befbe237MD5-1123456789/2311952022-02-14 10:34:40.251oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231195Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:34:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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