Gente jovem no cenário da vida contemporânea: a produção de sentidos no processo de escolha profissional através das manifestações em arte
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84037 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Gente jovem no cenário da vida contemporânea: a produção de sentidos no processo de escolha profissional através das manifestações em artePsicologiaOrientação profissionalSubjetividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este estudo trata de esclarecer os modos subjetivos de escolha dos jovens quando relacionados com o universo do trabalho, no cenário da nossa época histórica. A referência central para a discussão sobre a adolescência # imagem configurada do período de vida do jovem em processo de escolha profissional # no contexto do mundo ocidental contemporâneo é de Calligaris e sua noção de moratória versus autonomia. Orientando-se no rastro de Erik Erikson. A principal fonte de investigação dessa pesquisa é o conjunto das produções dos jovens, através dos recursos escolhidos das manifestações em arte: fotografia, artes plásticas, cinema, música e texto literário. Uma pesquisa que enquanto se ocupa dos aspectos sensíveis da subjetividade, visa um trabalho diferenciado nos seus fundamentos e procedimentos em Orientação Profissional. Quer tirar a arte do seu lugar de culto e inseri-la no mundo. Tratá-la como uma possibilidade de prática cotidiana capaz de criar novos e significativos sentidos na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que prioriza a construção de conhecimento: conduzindo também à relação de reciprocidade entre indivíduo e sociedade, histórias e História. As idéias de Bohoslavsky ofereceram o contexto para elaborar uma estratégia de pesquisa.A tentativa de construção das análises se faz sobre três dicotomias básicas, impondo ainda algumas questões, sobre o limite dessas mesmas dicotomias. O explícito / implícito, o visível versus invisível e da repercussão e ressonância. Para compreendê-las procurou-se dialogar com autores, aprofundando a interlocução com Bachelard, Bohoslavski e Arendt, ampliando-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos nas obras de Benjamim, Bermann, Chauí e outros. O processo de pesquisa consistiu na escuta, reflexão e registro das significações dadas pelos jovens à escolha profissional, por meio dos sentidos produzidos nas suas relações com as expressões escolhidas em arte moderna, no grupo. Além do método, este estudo articula a pesquisa bibliográfica aos passos da análise e da interpretação. O diálogo contínuo entre o sentido dado pelo contexto teórico e a pesquisa propriamente dita, significada pela experiência do grupo em OP, possibilita a comunicação dos resultados # conforme a hermenêutica desenvolvida por Spink.Florianópolis, SCSoares, Dulce Helena PennaUniversidade Federal de Santa CatarinaCardozo, Marli Terezinha Silveira2012-10-20T05:42:24Z2012-10-20T05:42:24Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 127 f.| il.application/pdf204235http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84037porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:20:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84037Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:20:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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