APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaglione, Vera Lucia Telles
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Piza, Vera Toledo, Goldchleger, Lizika Pitpar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114901
Resumo: A qualificação e a profissionalização da gestão das faculdades privadas têm se constituído como um dos pontos de interesse e preocupação para os gestores universitários. Dentro desse contexto este estudo busca analisar a influência de um Programa de Capacitação do Corpo Docente no desempenho organizacional, assim como contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a gestão das faculdades privadas. Trata-se de um estudo de caso em que é analisado, à luz do referencial teórico sobre aprendizagem organizacional, o efeito de um Programa de Capacitação Docente de uma faculdade privada, iniciado após uma avaliação institucional feita pelo Ministério da Educação (MEC) e qual apontava a dimensão desempenho do corpo docente como deficitária. A coleta de dados foi feita por meio de observação direta, sistemática e participante. A partir de um resultado positivo obtido na reavaliação pelo MEC da dimensão que envolve a capacitação do corpo docente, e de seus reflexos positivos para o desempenho organizacional como um todo, concluiu-se que a implantação de ações como um Programa de Capacitação Docente pode qualificar a gestão das instituições de educação superior privadas.
id UFSC_ab36d54e7b64b6f04f7d3422535e81f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114901
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADAA qualificação e a profissionalização da gestão das faculdades privadas têm se constituído como um dos pontos de interesse e preocupação para os gestores universitários. Dentro desse contexto este estudo busca analisar a influência de um Programa de Capacitação do Corpo Docente no desempenho organizacional, assim como contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a gestão das faculdades privadas. Trata-se de um estudo de caso em que é analisado, à luz do referencial teórico sobre aprendizagem organizacional, o efeito de um Programa de Capacitação Docente de uma faculdade privada, iniciado após uma avaliação institucional feita pelo Ministério da Educação (MEC) e qual apontava a dimensão desempenho do corpo docente como deficitária. A coleta de dados foi feita por meio de observação direta, sistemática e participante. A partir de um resultado positivo obtido na reavaliação pelo MEC da dimensão que envolve a capacitação do corpo docente, e de seus reflexos positivos para o desempenho organizacional como um todo, concluiu-se que a implantação de ações como um Programa de Capacitação Docente pode qualificar a gestão das instituições de educação superior privadas.2013-12-18T18:52:58Z2013-12-18T18:52:58Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114901Scaglione, Vera Lucia TellesPiza, Vera ToledoGoldchleger, Lizika Pitparporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:18:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:18:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
title APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
spellingShingle APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
Scaglione, Vera Lucia Telles
title_short APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
title_full APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
title_fullStr APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
title_sort APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: A VIVÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM UMA FACULDADE PRIVADA
author Scaglione, Vera Lucia Telles
author_facet Scaglione, Vera Lucia Telles
Piza, Vera Toledo
Goldchleger, Lizika Pitpar
author_role author
author2 Piza, Vera Toledo
Goldchleger, Lizika Pitpar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaglione, Vera Lucia Telles
Piza, Vera Toledo
Goldchleger, Lizika Pitpar
description A qualificação e a profissionalização da gestão das faculdades privadas têm se constituído como um dos pontos de interesse e preocupação para os gestores universitários. Dentro desse contexto este estudo busca analisar a influência de um Programa de Capacitação do Corpo Docente no desempenho organizacional, assim como contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a gestão das faculdades privadas. Trata-se de um estudo de caso em que é analisado, à luz do referencial teórico sobre aprendizagem organizacional, o efeito de um Programa de Capacitação Docente de uma faculdade privada, iniciado após uma avaliação institucional feita pelo Ministério da Educação (MEC) e qual apontava a dimensão desempenho do corpo docente como deficitária. A coleta de dados foi feita por meio de observação direta, sistemática e participante. A partir de um resultado positivo obtido na reavaliação pelo MEC da dimensão que envolve a capacitação do corpo docente, e de seus reflexos positivos para o desempenho organizacional como um todo, concluiu-se que a implantação de ações como um Programa de Capacitação Docente pode qualificar a gestão das instituições de educação superior privadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T18:52:58Z
2013-12-18T18:52:58Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114901
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652165423562752