Reavaliação de um instrumento de qualidade de vida para idosos e sua associação com a percepção de segurança em Florianópolis/SC: estudo longitudinal EpiFloripa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Larissa Pruner
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211363
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2019.
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spelling Reavaliação de um instrumento de qualidade de vida para idosos e sua associação com a percepção de segurança em Florianópolis/SC: estudo longitudinal EpiFloripaSaúde públicaIdososQualidade de vidaPsicometriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2019.Propiciar ao idoso envelhecer com qualidade de vida (QV) implica não somente atender suas necessidades de saúde, mas também atuar sobre o ambiente em que ele está inserido. Diante disso, é necessário conhecer quais características são importantes para a QV desta população. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a estrutura configural e métrica do instrumento de qualidade de vida Controle, Autonomia, Autorrealização e Prazer (CASP-19) e investigar o efeito da percepção de segurança no trânsito e de segurança relacionada ao crime sobre a QV em um estudo longitudinal com idosos, acompanhados ao longo de quatro anos, no município de Florianópolis/SC, Brasil. Trata-se de um estudo longitudinal com 1.131 idosos da onda 2 (2013/14) e 642 idosos da onda 3 (2017/18), com 60 anos ou mais de idade residentes em Florianópolis/SC, Brasil. A QV foi avaliada pelo instrumento CASP-19, constituído por 19 itens e organizados em dimensões. Este instrumento foi avaliado em duas subamostras da onda 2, sendo no primeiro grupo realizadas análises fatoriais exploratórias e de equação estrutural exploratória e, no segundo, análises fatoriais confirmatórias. Também foi comparada a estrutura do CASP-19 com propostas alternativas, publicadas na literatura brasileira. Propõe-se uma estrutura configural para o CASP-19 em que o primeiro fator combina as dimensões Controle e Autonomia, e o segundo agrupa Autorrealização e Prazer. Com exceção de quatro itens, todos os demais apresentaram cargas moderadas a altas (?=0,421 a ?=0,861), tendo sido identificada apenas uma correlação residual entre os itens i1 e i8 (r=0,490) com magnitude e significado teórico que apoiasse sua estimação; não foram detectadas cargas cruzadas relevantes. Quanto às soluções fatoriais sugeridas na literatura brasileira para o CASP-19, estas não tiveram respaldo empírico ou teórico na análise. As amostras das ondas 2 e 3 do estudo EpiFloripa Idoso, por sua vez, foram utilizadas para testar o efeito da percepção de segurança no trânsito e segurança relacionada ao crime, aferidas com a versão adaptada do Neighborhood Environment Walkability Scale, sobre a QV. Esta associação foi examinada por meio de Regressão de Poisson Multinível bruta, e ajustada para gênero, faixa etária, morar só, renda e tempo de residência no bairro. As análises revelaram que o aumento de uma unidade no escore de segurança no trânsito e de segurança relacionada ao crime correspondeu a um ganho médio de 1% (IC95% 1,01-1,02) e 3% (IC95% 1,02-1,04), respectivamente, no escore de Controle/Autonomia. Não houve efeito significativo da percepção de segurança no trânsito ou relacionada ao crime sobre a dimensão de Autorrealização/Prazer ao longo do acompanhamento. Em conclusão, ao ser avaliada em uma amostra populacional de idosos, a versão brasileira do CASP-19 apresentou dois fatores e uma correlação residual, mas sugere-se que futuros estudos verifiquem a consistência desses resultados, além de examinar a estrutura escalar do instrumento. Quanto à segurança, uma melhor percepção modula positiva e prospectivamente a QV de idosos, afetando especialmente uma dimensão central no processo de envelhecimento humano, isto é, o Controle/Autonomia desses indivíduos.Abstract: To provide quality of life (QoL) to older population transcends health needs, it also involves the environment in which they are immersed. Therefore, it is necessary to understand which characteristics are important to the QoL of the population. The purpose of this study was to evaluate the configured and metric structure of the QoL Instrument Control, Autonomy, Self-Realization and Pleasure (CASP-19) and to investigate the effect of traffic and crime safety perception on QoL in a longitudinal study of older people, followed for four years, in the city of Florianópolis/SC, Brazil. It is a panel-type cohort study with 1,131 older adults from wave 2 (2013/14) and 642 older adults from wave 3 (2017/18), aged 60 years or more from Florianópolis/SC, Brazil. The QoL was evaluated by CASP-19, consisting of 19 items and organized in dimensions. This instrument was evaluated from two subsamples of wave 2, in the first group exploratory factor and exploratory structural equation analysis were performed, and in the second group, confirmatory factor analysis. We also compared the structure of CASP-19 with Brazilian literature alternatives. We propose a configuration structure for the CASP-19 where the first factor combines Control and Autonomy dimensions, and the second one combines Self-realization and Pleasure. Except for four items, all others presented moderate to high loads (?=0,421 a ?=0,861), only one residual correlation between items i1 and i8 (r=0,490) with magnitude and theoretical significance was identified to support their estimation; and no relevant cross-loadings were detected. Regarding the factorial solutions suggested in the Brazilian literature, for CASP-19, no empirical or theoretical support was identified in the analysis. The samples from wave 2 and 3 of EpiFloripa Study were used to test the effect of traffic and crime safety perception, measured with an adapted version of the Neighborhood Environment Walkability Scale, on QoL. This association was examined by crude and adjusted Multilevel Poisson Regression, adjusted for gender, age group, live alone, income and residence time in the neighborhood. The analysis revealed the increase of one unit in the traffic and crime safety scores corresponded to an average gain of 1% (95%CI 1.01-1.02) and 3% (95%CI 1.02-1.04), respectively, in the Control/Autonomy score. There was no significant effect of the perception of safety in the traffic or related to crime about the dimension of Self-Realization/Pleasure throughout the follow-up. In conclusion, the Brazilian version of the CASP-19 presented two factors and a residual correlation, but we suggest future studies to verify the consistency of these results, in addition to examining the scalar structure of the instrument. Regarding to safety, a better perception modulates positively and prospectively the QoL of older people, especially affecting a central dimension in the process of human aging, that is, the Control/Autonomy of these individuals.d'Orsi, EleonoraBastos, João Luiz DornellesUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Larissa Pruner2020-08-20T05:19:54Z2020-08-20T05:19:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis208 p.| il., gráfs.application/pdf368235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211363porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:19:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211363Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:19:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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