Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101034 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2012. |
id |
UFSC_abb6c7ba22748c1ae6b075ddec47af67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101034 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeçasEngenharia mecânicaTornos -Controle numericoferramentas de torneamentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2012.Esta dissertação aborda o desenvolvimento e aplicação de um método de implantação de Troca Rápida de Ferramentas (TRF) em tornos verticais Controle Numérico Computadorizado (CNC), método este baseado em diversas contribuições da literatura, a partir da ferramenta Single Minute Exchange of Dies (SMED) criada por Shigeo Shingo, em 1950. O presente estudo é complementado com a descrição de um caso de aplicação do método em uma empresa do ramo automotivo pesado. A aplicação da metodologia TRF, dentre outros benefícios, permite flexibilizar a produção de itens, reduzir os lotes de peças e consequentemente a quantidade de peças em estoque, aumentando assim a utilização das máquinas, bem como a capacidade produtiva da empresa. O método é uma sequência de procedimentos técnicos e gerenciais que, pela padronização das ações, visa a reduzir os desperdícios operacionais e a busca de métodos e dispositivos para transformar grande parte do setup interno em setup externo, além de reduzir o tempo com o setup interno remanescente. A apresentação do estudo de caso mostra detalhadamente todos os passos tomados pela equipe, enfatizando as principais ações específicas de tornos verticais CNC, trazendo ao final da aplicação da metodologia as melhorias na ordem de 72% de redução no tempo de setup e, consequentemente, o aumento da flexibilidade da empresa.<br>Abstract : This thesis approaches the development and application of a method of Single Minute Exchange of dies implementation in CNC vertical lathe, which was based on several contributions of literature, regarding the tool created by Shigeo Shingo, in the 50's. The actual study is complemented with the description of a case study of application of the method in an enterprise heavy automotive. The application of the Single Minute Exchange of Dies (SMED) methodology, among other benefits, allows production flexibility of the items, reducing the lots of parts and consequently the quantity of the parts in stock, increasing the using of the machines, as well as the productive capacity of the enterprise. The model is a sequence of technical and management procedures that by the standardization of the action aims at reducing the operational wastes and the seeking of the methods and devices in order to change the great part of the internal setup in external setup, yonder to reduce the time regarding the remaining internal setup. The presentation of the case study shows in detail all the steps taken by the team, emphasizing the specifics main actions of the CNC vertical lathe, showing at the final of the methodology application the improvements regarding to 72% of setup time reduction and consequently increasing of the enterprise flexibility.Queiroz, Abelardo Alves deUniversidade Federal de Santa CatarinaRese, Selma Cristina Corrêa2013-06-26T00:58:39Z2013-06-26T00:58:39Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., grafs., tabs.application/pdf316411http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101034porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:58:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101034Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:58:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
title |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
spellingShingle |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças Rese, Selma Cristina Corrêa Engenharia mecânica Tornos - Controle numerico ferramentas de torneamento |
title_short |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
title_full |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
title_fullStr |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
title_full_unstemmed |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
title_sort |
Método de implantação da troca rápida de ferramentas em tornos CNC aplicado em uma empresa fabricante de autopeças |
author |
Rese, Selma Cristina Corrêa |
author_facet |
Rese, Selma Cristina Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Abelardo Alves de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rese, Selma Cristina Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Tornos - Controle numerico ferramentas de torneamento |
topic |
Engenharia mecânica Tornos - Controle numerico ferramentas de torneamento |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-06-26T00:58:39Z 2013-06-26T00:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
316411 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101034 |
identifier_str_mv |
316411 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652086683893760 |