O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_abbc7532396dad51ad80dcb432ed6e18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83644
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em físicaEducaçãoInstrumentação em fisicaFísicaEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoNeste trabalho apresenta # se uma pesquisa que teve como objetivo identificar o papel, a importância e as implicações da matéria Instrumentação para o Ensino de Física na formação do licenciado em Física, e suas perspectivas à prática pedagógica do futuro professor. A investigação foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde esta matéria encontra # se dividida em três disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física "A, B e C". Para a obtenção dos dados de uma pesquisa com enfoque qualitativo, foram utilizadas observações em sala de aula, confecção e aplicação de questionário e entrevistas. Os resultados mostram que a Instrumentação pode preparar uma preparação adequada para a Prática de Ensino, se considerada como pré # requisito desta disciplina. Além de estar de acordo com as demandas atuais para o Ensino de Física no Ensino Médio, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica em curso Superior, ela também oferece subsídios para a preparação de um professor pesquisador. Apesar do estudo ter sido realizado na UFSC, as conclusões obtidas transcendem a realidade local, pois a Licenciatura em Física é regulada por leis, diretrizes e parâmetros do governo federal, através do Ministério da Educação, que visam os mesmos fins de formação para o profissional da educação.Florianópolis, SCPeduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da2012-10-20T01:59:28Z2012-10-20T01:59:28Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209311http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T20:06:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:06:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
title O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
spellingShingle O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da
Educação
Instrumentação em fisica
Física
Estudo e ensino
Professores -
Formação
title_short O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
title_full O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
title_fullStr O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
title_full_unstemmed O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
title_sort O papel da instrumentação para o ensino de física na formação do licenciado em física
author Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da
author_facet Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiane Aparecida de Souza Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instrumentação em fisica
Física
Estudo e ensino
Professores -
Formação
topic Educação
Instrumentação em fisica
Física
Estudo e ensino
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T01:59:28Z
2012-10-20T01:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 209311
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644
identifier_str_mv 209311
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652316250734592