A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113257 |
Resumo: | O ensino a distância está longe de ser uma unanimidade e ainda pode haver certas barreiras à sua aceitação no mercado de trabalho. Inobstante, vem crescendo substancialmente a quantidade de pessoas que buscam estudar a distância no Brasil. Este artigo tem como objetivo verificar a percepção sobre a modalidade de ensino a distância, com base na visão gestores de recursos humanos que já passaram por uma experiência de estudo neste formato. A questão de pesquisa procura identificar se um candidato a vagas de emprego poderia ser preterido pelo fato de ter se formado em um curso a distância. Este estudo teórico-empírico caracteriza-se como descritivo, e foram entrevistados gestores de recursos humanos que já tiveram uma experiência de ensino a distância. Os resultados do trabalho evidenciaram que o Ensino a Distância vem se consolidando como uma boa alternativa enquanto processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite maior acessibilidade por romper barreiras de tempo e espaço, sem que isso ocasione perda de qualidade. Quase a totalidade dos entrevistados entendeu que a experiência acumulada e a qualidade da instituição em que foi feita a graduação são fatores mais importantes a serem considerados em um processo de seleção de candidatos a emprego do que propriamente o fato do curso ter sido realizado de forma presencial ou a distância. |
id |
UFSC_abc548ca3b0c1e77283f340dcd8ec7ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113257 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOSO ensino a distância está longe de ser uma unanimidade e ainda pode haver certas barreiras à sua aceitação no mercado de trabalho. Inobstante, vem crescendo substancialmente a quantidade de pessoas que buscam estudar a distância no Brasil. Este artigo tem como objetivo verificar a percepção sobre a modalidade de ensino a distância, com base na visão gestores de recursos humanos que já passaram por uma experiência de estudo neste formato. A questão de pesquisa procura identificar se um candidato a vagas de emprego poderia ser preterido pelo fato de ter se formado em um curso a distância. Este estudo teórico-empírico caracteriza-se como descritivo, e foram entrevistados gestores de recursos humanos que já tiveram uma experiência de ensino a distância. Os resultados do trabalho evidenciaram que o Ensino a Distância vem se consolidando como uma boa alternativa enquanto processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite maior acessibilidade por romper barreiras de tempo e espaço, sem que isso ocasione perda de qualidade. Quase a totalidade dos entrevistados entendeu que a experiência acumulada e a qualidade da instituição em que foi feita a graduação são fatores mais importantes a serem considerados em um processo de seleção de candidatos a emprego do que propriamente o fato do curso ter sido realizado de forma presencial ou a distância.2013-12-11T19:55:46Z2013-12-11T19:55:46Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113257Casagrande, Rodrigo Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:47:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113257Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:47:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
title |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
spellingShingle |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS Casagrande, Rodrigo Moreira |
title_short |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
title_full |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
title_fullStr |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
title_full_unstemmed |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
title_sort |
A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO EAD NA ÓTICA DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS |
author |
Casagrande, Rodrigo Moreira |
author_facet |
Casagrande, Rodrigo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Rodrigo Moreira |
description |
O ensino a distância está longe de ser uma unanimidade e ainda pode haver certas barreiras à sua aceitação no mercado de trabalho. Inobstante, vem crescendo substancialmente a quantidade de pessoas que buscam estudar a distância no Brasil. Este artigo tem como objetivo verificar a percepção sobre a modalidade de ensino a distância, com base na visão gestores de recursos humanos que já passaram por uma experiência de estudo neste formato. A questão de pesquisa procura identificar se um candidato a vagas de emprego poderia ser preterido pelo fato de ter se formado em um curso a distância. Este estudo teórico-empírico caracteriza-se como descritivo, e foram entrevistados gestores de recursos humanos que já tiveram uma experiência de ensino a distância. Os resultados do trabalho evidenciaram que o Ensino a Distância vem se consolidando como uma boa alternativa enquanto processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite maior acessibilidade por romper barreiras de tempo e espaço, sem que isso ocasione perda de qualidade. Quase a totalidade dos entrevistados entendeu que a experiência acumulada e a qualidade da instituição em que foi feita a graduação são fatores mais importantes a serem considerados em um processo de seleção de candidatos a emprego do que propriamente o fato do curso ter sido realizado de forma presencial ou a distância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11T19:55:46Z 2013-12-11T19:55:46Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113257 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043700407664640 |