Estratégias para ampliar a adesão ao tratamento da asma: uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243128 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Farmácia. |
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Estratégias para ampliar a adesão ao tratamento da asma: uma revisão narrativaAsmaEstratégias de adesãoAdesão ao tratamentoAsthmaAdherence strategiesTreatment adherenceTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Farmácia.A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, acomete cerca de 300 milhões de pessoas. Afeta tanto crianças quanto adultos, e é um problema mundial de saúde. Além disso, a adesão aos tratamentos é baixa o que compromete a efetividade e a segurança dos tratamentos. Como a adesão, principalmente em tratamentos em longo prazo e que envolvam técnicas especiais para a administração é um desafio, muitas vezes, se faz necessário recorrer a estratégias que facilitem o alcance dos objetivos. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as estratégias mais utilizadas para melhorar a adesão de pacientes em tratamento da asma. Para tal, uma revisão narrativa da literatura foi realizada. As bases de dados utilizadas foram PubMed, LILACS e Cochrane. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão identificou-se 32 artigos. Nestes foram identificadas 9 estratégias de adesão. Destas as mais citadas foram: Aplicativos, Mensagens/Lembretes Eletrônicos e Intervenções Farmacêuticas. Todas apresentaram resultados positivos na população estuda, apesar dos custos e problemas com o uso de algumas destas estratégias. Acredita-se que estes dados podem auxiliar na escolha das estratégias mais adequadas para cada realidade, e que possam, assim, contribuir para a redução das complicações da asma e melhora no tratamento e na qualidade de vida destes pacientes.Asthma is one of the most common chronic diseases, affecting about 300 million people. It affects both children and adults and is a worldwide health problem. In addition, adherence to treatments is low, which compromises the effectiveness and safety of treatments. As adherence, especially in long-term treatments that involve special techniques for administration is a challenge, it is often necessary to resort to strategies that facilitate the achievement of objectives. The objective of this study is to analyze the most used strategies to improve patient adherence to asthma treatment. To this end, a narrative review of the literature was carried out. The databases used were PubMed, LILACS and Cochrane. After applying the inclusion and exclusion criteria, 32 articles were identified. In these, 9 adherence strategies were identified. Of these, the most cited were: Applications, Messages/Eletronic Reminders and Pharmaceutical Interventions. All showed positive results in the studied population, despite the costs and problems with the use of some of these strategies. It is believed that these data can help in choosing the most appropriate strategies for each reality, and that they can, therefore, contribute to the reduction of asthma complications and improve the treatment and quality of life of these patients.Florianópolis, SC.Rover, Marina Raijche MattozoUniversidade Federal de Santa Catarina.Sant´Anna, Lais Moraes2022-12-20T11:43:10Z2022-12-20T11:43:10Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243128Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-20T11:43:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243128Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-20T11:43:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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