Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takazaki, Silmara Simone
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222016
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2021.
id UFSC_acdab205212d1d0513e88a3addfe0f42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222016
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gêneroCiências sociaisFilmes de animaçãoLésbicasRelações de gêneroSexualidadeFeminismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2021.Esta tese trata de filmes de animação, a partir da teoria de Teresa de Lauretis sobre tecnologia de gênero: o cinema não apenas reflete a sociedade, mas é uma tecnologia que constrói subjetividades, como gênero e sexualidades. Onde estão as mulheres lésbicas no cinema? Os filmes de animação, ainda que destinados a entretenimento, acabam por ensinar reações e produzir comportamentos sociais, e assim defender discursos que, por meio de imagens e textos, foram intencionalmente escolhidos para comporem narrativas. O objetivo desta investigação foi encontrar e analisar de forma interdisciplinar as sexualidades femininas dissidentes / heterodiscordantes em desenhos animados ocidentais desde a década de 1990. A representatividade lésbica, analisada quantitativa e qualitativamente, revela resultados pequenos porém promissores: estereótipos negativos, piadas, mas também recentes protagonismos, lugares de fala, estratégias de resistência. Por meio de etnografias de tela e comparativos com a história das mulheres na área da animação, traço um recorrido sobre a presença lesbiana e discuto corpos, intersecções, imagens e armários. Considero, enfim, a conexão entre as ausências das mulheres LGBT+: como diretoras e como personagens destes filmes. Espaços de visibilidade somente são possíveis por um pensamento feminista e crítico da parte de todas as pessoas envolvidas em um projeto audiovisual.Abstract: This thesis deals with animation films, based on Teresa de Lauretis?s theory of technology of gender: cinema does not only reflect society, but it is a technology that builds subjectivities, such as gender and sexualities. Where is the lesbian women in the cinema? The movies of animation, although intended for entertainment, teach reactions and produce social behaviors, and thus defend speeches that, through images and texts, were intentionally chosen to compose narratives. The purpose of this investigation was find and analyze female dissidents / heterodiscordants sexualities in an interdisciplinary way in western cartoons since the 1990?s. Lesbian representativeness, analyzed quantitatively and qualitatively, reveals small results but promising: negative stereotypes, jokes, but also recent protagonisms, places of speech, and strategies of resistance. Through screen ethnographies and comparisons with women?s history in the area of animation, I trace a tour of the lesbian presence and I discuss bodies, intersections, images and closets. Finally, I consider the connection between the absences of LGBT+ women: as directors and as characters in these films. Visibility spaces are only possible by feminist and critical thinking on the part of all people involved in an audiovisual project.Rial, Carmen Silvia MoraesPedro, Joana MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaTakazaki, Silmara Simone2021-04-12T18:34:58Z2021-04-12T18:34:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis243 p.| il., gráfs.application/pdf371439https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222016porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:34:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222016Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:34:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
title Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
spellingShingle Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
Takazaki, Silmara Simone
Ciências sociais
Filmes de animação
Lésbicas
Relações de gênero
Sexualidade
Feminismo
title_short Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
title_full Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
title_fullStr Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
title_full_unstemmed Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
title_sort Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero
author Takazaki, Silmara Simone
author_facet Takazaki, Silmara Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rial, Carmen Silvia Moraes
Pedro, Joana Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Takazaki, Silmara Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais
Filmes de animação
Lésbicas
Relações de gênero
Sexualidade
Feminismo
topic Ciências sociais
Filmes de animação
Lésbicas
Relações de gênero
Sexualidade
Feminismo
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12T18:34:58Z
2021-04-12T18:34:58Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371439
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222016
identifier_str_mv 371439
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052458373120