Atividades experimentais com ondas mecânicas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210635 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2018 |
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Atividades experimentais com ondas mecânicasFísicaFísicaEnergiaTeoria do transporteDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2018Após pesquisas em livros didáticos, além da experiência como docente no ensino médio, percebemos uma lacuna no ensino da ondulatória na Mecânica Clássica, imprescindível para o estudo da Física Moderna. Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino dos fenômenos ondulatórios no ensino médio, com foco no transporte de energia, utilizando para tal atividades experimentais simples. No decorrer da aplicação do projeto, foi possível fazer uma análise das observações, concepções apresentadas e conclusões vivenciadas pelos estudantes que participaram do projeto piloto. Foram produzidos alguns equipamentos experimentais, os quais estão descritos como foram montados, assim como seu funcionamento, para que possam ser replicados e aperfeiçoados por professores do ensino fundamental e médio.Abstract: After research in textbooks, in addition to teaching experience in high school, we noticed a gap in the teaching of wave in Classical Mechanics, essential for the study of Modern Physics. This work presents a proposal of teaching wave phenomena in High School through simple experimental activities. During the application of the project, it was possible to make an analysis of the observations, conceptions presented, and conclusions experienced by students who participated in the pilot experiment. Experimental equipment was produced, which are described how they are assembled, as well as how they work, in order to allow them to be replicated and improved by High School and Elementary School teachers.Mazon, Kahio TibérioUniversidade Federal de Santa CatarinaHaverroth, Luciano2020-08-19T20:16:54Z2020-08-19T20:16:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360996https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210635porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T20:16:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/210635Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-19T20:16:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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