A implantação de softwares de ERP numa empresa de médio porte, com produção sob encomenda: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo César Borges de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85923
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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A ânsia de solução para o referido bug, aliada às expectativas de sensíveis avanços tecnológicos em suas estruturas empresariais, levou alguns empresários a agir rapidamente e optar, em sua grande maioria, pela adoção do ERP, sem antes proceder à pesquisa de mercado sobre o produto, visitas a outras empresas que já tinham o sistema em operação e, principalmente, deixando de lado a estrutura do projeto-piloto. A falta destes procedimentos levou muitas empresas a abortarem seus projetos de adoção de ERP por não terem se preparado adequadamente para esta solução tecnológica, que por muitas vezes requer uma qualificação de mão-de-obra superior a que o adotante detém. O método adotado nesta pesquisa é o estudo de caso com aplicação de entrevistas e a observação. Os gastos financeiros na adoção de um ERP, normalmente, são altos e, ultimamente essa adoção tem sido bastante questionada no que se refere à importância deste software e sua aplicabilidade, avalia-se se o ERP tem gerado soluções para todos os segmentos empresariais, tanto na ótica dos custos da licença de uso quanto da implementação. O estudo de caso demonstrou ter havido uma grande fragilidade no momento da decisão pela adoção de ERP por parte do empresário, isto porque desconhecia as exigências do software para com a empresa bem como não se sabia ao certo como seria o funcionamento e os procedimentos requeridos/oferecidos por tal sistema. Verificou-se também um insucesso total na adoção do ERP pela empresa objeto deste estudo de caso, tanto assim que o projeto foi abortado e não se deu mais seqüência até o fechamento desta pesquisa. The PMEs, in the decade of 90, had started to be the main target of marketing development for the suppliers of ERPs, in view of that the formed consuming markets were saturated, confided, then, this new niche. On the other hand the PMEs, as the too much companies, lived to the time the eminent risk of bug of the millennium and, therefore, they had waved positively for such onslaught. The anxiety of solution for related bug, allied the expectations of sensible technological advances in its enterprise structures, took some entrepreneurs to act quickly and to opt, in its great majority, for the adoption of the ERP, without before proceeding to the market research on the product, visits to other companies who already had the system in operation and, mainly, leaving of side the structure of the project-pilot. The lack of these procedures took many companies to abort its projects of adoption of ERP for not having if prepared adequately for this technological solution, that for many times requires a qualification of superior man power the one that the adoptive one withholds. The method adopted in this research is the study of case with application of interviews and the comment. The financial expenses in the adoption of a ERP, normally, are high and, lately this adoption has been sufficiently questioned in that if it relates to the importance of this software and its applicability, is evaluated if the ERP has generated solutions for all the enterprise segments, as much in the optics of the costs of the license of use how much of the implementation. The case study it demonstrated to have had a great fragility at the moment of the decision for the adoption of ERP on the part of the entrepreneur, this because it was unaware of the requirements of software stops with the company as well as not if wise person to the certainty as it would be the functioning and the procedures required/offered for such system. A total failure in the adoption of the ERP for the company was also verified object of this study of case, in such a way thus that the project was aborted and more sequence was not given until the closing of this research.115 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoSoftwareInvestimentosSistemas de informaçãoERPGestão de empresasA implantação de softwares de ERP numa empresa de médio porte, com produção sob encomenda: limites e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL223661.pdfapplication/pdf889583https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85923/1/223661.pdfd5de57d75747b249ee6efc79100b4c56MD51TEXT223661.pdf.txt223661.pdf.txtExtracted Texttext/plain188667https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85923/2/223661.pdf.txt1fe0baa2976963b622377d22ebb38b05MD52THUMBNAIL223661.pdf.jpg223661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85923/3/223661.pdf.jpg91ec33f5a855ff877d3433d8a85649a9MD53123456789/859232013-05-03 15:37:14.429oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:37:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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