Avaliação neuropsicológica online do controle inibitório de crianças e adolescentes: evidências de validade do Stroop App
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236179 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022. |
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Avaliação neuropsicológica online do controle inibitório de crianças e adolescentes: evidências de validade do Stroop AppPsicologiaFunções executivas (Neuropsicologia)PsicometriaTestes neuropsicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.Funções Executivas (FE) são habilidades relacionadas à autogestão intencional do comportamento. Seu desenvolvimento adequado está atrelado a desfechos positivos ao longo de todo o ciclo vital e, por isso, sua avaliação ganha relevância. Dentre as FE, o controle inibitório (CI) se refere à dimensão responsável pela contenção de comportamentos e pensamentos automáticos e/ou impulsivos, e pela regulação do foco atencional. Tradicionalmente, paradigmas têm sido utilizados para avaliar o funcionamento executivo, como é o caso do paradigma de Stroop que avalia, mais especificamente, componentes do controle inibitório. O presente estudo teve como objetivo investigar propriedades psicométricas de uma versão computadorizada da tarefa de Stroop, o Stroop App, para a avaliação do CI de crianças e adolescentes, em formato de avaliação remota. Participaram deste estudo, 130 indivíduos, com idades entre 11 e 17 anos, sendo 25 com diagnóstico prévio de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os responsáveis responderam a um questionário de caracterização, o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para crianças e adolescentes (IFERA-I) para verificação de índices de dificuldades de FE e a escala MTA-SNAP-IV, para obtenção de indicadores de desatenção e hiperatividade. Os adolescentes desempenharam, além do Stroop App, as tarefas CPT-Flex e Torre de Londres, da plataforma EF-Toolkit para avaliação de funções executivas. Todas as avaliações ocorreram de forma remota: as escalas e questionário por meio de um formulário online, e as tarefas foram aplicadas durante sessão de videochamada. Foram conduzidas análises para verificação de propriedades psicométricas do Stroop App. Os coeficientes de consistência interna foram satisfatórios. Não houve efeito da idade sobre nenhuma das medidas do instrumento, exceto por uma tendência marginalmente significativa observada no índice escore de interferência, em que o grupo mais jovem tendeu a apresentar maior efeito de interferência em relação aos demais grupos. O grupo com TDAH mostrou-se mais lento do que o grupo típico no índice de tempo de reação da parte 3 do Stroop App (etapa de interferência), mesmo com o efeito da covariante idade controlado. Foram encontradas correlações significativas, em geral baixas, com alguns índices do CPF-Flex e do Torre de Londres. Os índices do Stroop App - TR da parte 3, escore de interferência e TR de interferência - apresentaram correlações significativas, baixas e moderadas com os indicadores de desatenção e hiperatividade/impulsividade da escala SNAP-IV - especialmente na amostra com TDAH. Quanto aos indicadores da escala IFERA- I, foram encontradas correlações significativas baixas (e moderadas, quando considerado somente o grupo com TDAH) - especialmente com dificuldades em Regulação do Estado, dificuldades em Controle Inibitório e o índice total do instrumento. Os resultados obtidos sugerem que o Stroop App possui propriedades adequadas que indicam evidências de sua validade para a avaliação remota de crianças e adolescentes. Estudos futuros devem explorar novas formas de inferir as medidas referentes ao efeito de interferência. Em especial, as medidas de tempo de reação demonstraram ser mais acuradas.Abstract: For a successful interaction between an individual and its environment, many cognitive components are considered essential, such as Executive Functions (EF). These skills refer to the intentional self-management of behavior. Its proper development is linked to successful outcomes in several dimensions throughout the life cycle and, therefore, its evaluation has relevance. Among the EFs, inhibitory control (IC) refers to the dimension responsible for containing automatic and/or impulsive behaviors, thoughts and for regulating the attentional focus. Traditionally, some paradigms have been used to assess executive functioning, as the Stroop?s paradigm, which assesses, more specifically, components of inhibitory control such as cognitive control. This study aimed to investigate the psychometric properties of a computerized version of the Stroop task, the Stroop App, for the assessment of the Inhibitory Control in children and adolescents, in a remote format. 130 individuals, aged between 11 and 17 years, participated in this study, 25 with a previous diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Their caregivers answered a questionnaire for general characterization, besides the ?Inventory of Difficulties in Executive Functions, State Regulation and Aversion to Postponement for Children and Adolescents? (IFERA-I) to verify the indexes of EF difficulties; and the MTA-SNAP- IV, to obtain indicators of inattention and hyperactivity. The adolescents also performed the CPT-Flex and Tower of London tasks, from the EF-Toolkit platform for assessing executive functions. All assessments were realized remotely: the scales and questionnaire were carried out through an online form, and the tasks were applied during a video call session. Analyzes were conducted to verify the psychometric properties of the Stroop App. Internal consistency coefficients were satisfactory. There was no effect of age on any of the instrument measures, except for a marginally significant tendency observed in the interference score index, in which the younger group tended to have a greater interference effect in relation to the other groups. The ADHD group was slower than the typical group in the reaction time index of part 3 of the Strop App, even when the covariant age was controlled. Significant correlations, mostly low, were found with some CPF-Flex and Tower of London indices. The Stroop App indexes - RT of part 3, interference score and interference RT - showed significant, low and moderate correlations with the inattention and hyperactivity/impulsivity indicators of the SNAP-IV scale - especially in the ADHD sample. Finally, Stroop App showed significant low correlations (moderate, when considering only the group with ADHD) with the indicators of the IFERA-I scale - especially difficulties in State Regulation, difficulties in Inhibitory Control and the total index of the instrument. The results obtained suggest that Stroop App has adequate properties that indicate evidence of its validity for the remote assessment of children and adolescents. Future studies should explore new ways to infer measurements referring to the interference effect. In particular, the reaction time measurements proved to be more accurate.Dias, Natália MartinsUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Maria Eduarda de Oliveira2022-07-08T23:17:58Z2022-07-08T23:17:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il.application/pdf377161https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236179porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-08T23:17:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236179Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-08T23:17:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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