Nos tempos dos "charutos prateados": um olhar etnográfico sobre a construção de uma antiga base de atracação de zeppelins como um lugar de referência do Recife
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95902 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011 |
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Nos tempos dos "charutos prateados": um olhar etnográfico sobre a construção de uma antiga base de atracação de zeppelins como um lugar de referência do RecifeAntropologia socialEspaços públicosHistóriaRecife (PE)AeronavesHistóriaPoliticas publicasRecife (PE)Patrimonio historicoRecife (PE)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011Esta dissertação procura analisar os desdobramentos das intervenções patrimoniais que vêm sendo aplicadas pelo poder público, tomando como referente o processo de construção de uma antiga base de atracação de zeppelins como um lugar de referência histórica para cidade do Recife. É resultado de uma pesquisa etnográfica que teve como foco de análise, por um lado, as práticas de apropriação e produção de lugares neste espaço, tanto pelo poder público (o IPHAN, a prefeitura do Recife e o Estado) quanto pela população dos três bairros que compõem o entorno da área (Jiquiá, Mangueira e San Martin); por outro lado, as ressonâncias provocadas com o reconhecimento e a produção deste espaço como um lugar de referência, tanto na população do entorno quanto na população do Recife. Durante os anos de 1930 a 1937, o Jiquiá foi uma escala na rota dos zeppelins. Atualmente, o antigo aeroporto dos dirigíveis, conhecido na cidade como Campo do Jiquiá, está sendo alvo de uma série de intervenções patrimoniais que propõem transformá-lo em um Parque Científico-Cultural, com base na história das aeronaves no local. Todavia, ao longo dos anos, o entorno da área tem sofrido com um processo de favelização, o qual tem atingido a área do futuro parque. A importância deste trabalho se dá, portanto, em discutir e problematizar como as políticas patrimoniais no Brasil repercutem no cotidiano das populações em contato direto com estes bens, mas também como estas populações vivenciam e experienciam este patrimônio. Conclui-se observando as ambiguidades nas formas através das quais o poder público e a população do entorno, mas também da cidade, se apropriam do espaço local produzindo lugares e sentidos de referências divergentes.Florianópolis, SCCastells, Alicia Norma Gonzalez deUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Rafael de Oliveira2012-10-26T06:59:08Z2012-10-26T06:59:08Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il., mapasapplication/pdf296401http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:46:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:46:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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