Processo participativo na Univesidade de Tecnologia e Ciências de Angola na definição de indicadores de sustentabilidade como suporte para a gestão ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Eduardo Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91501
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental
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spelling Processo participativo na Univesidade de Tecnologia e Ciências de Angola na definição de indicadores de sustentabilidade como suporte para a gestão ambientalEngenharia ambientalGestão ambientalAngolaDesenvolvimento sustentávelAngolaAgenda 21Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia AmbientalA realidade econômica, social, ecológica, política, ambiental e institucional da Província de Luanda apontam para grandes dificuldades na implantação de planos e programas de planejamento ambiental que incorporem as demandas comunitárias. Buscando apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável da região, esta tese tem por objetivo apresentar, por meio de um processo participativo na Universidade de Tecnologia e Ciências (UTEC), indicadores de sustentabilidade que poderão servir de suporte para a gestão ambiental na Província de Luanda (Angola), no contexto da Agenda 21. Utilizando uma abordagem sistêmica do tipo soft-system, o trabalho emprega métodos mistos de pesquisa que combinam análises quantitativas e qualitativas, tendo como roteiro o Método Pressão - Estado - Resposta (Método PSR). Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa a partir dos indicadores de sustentabilidade desenvolvidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para a identificação dos indicadores de sustentabilidade que podem levar a Província de Luanda a um processo de desenvolvimento sustentável em médio e longo prazo. o principal resultado da tese é um conjunto de indicadores de sustentabilidade socioambiental fundamentado nos fatores de causalidade de pressão, estado e resposta que melhor representam as circunstâncias observadas na Província nos dias atuais e diagnosticados por meio de um processo sistêmico e participativo. Citam-se, ainda, como resultados observados na tese, a utilização positiva do Método Pressão - Estado - Resposta para a identificação dos desafios a serem enfrentados na construção de indicadores ambientais; a necessidade de uma maior harmonização das variáveis econômicas, ambientais e sociais, quando o que se tem em foco é a construção de indicadores ambientais; a carência de dados e registros recentes como um limitador do planejamento e gestão nos dias atuais. Por fim, como proposta, a tese sugere uma ampliação da base da comunidade envolvida, incluindo outros segmentos sociais e a criação de núcleos de Educação Ambiental em cada município da Província de Luanda, além da formação de bancos de dados consistentes que possam alimentar de maneira segura os indicadores selecionados para orientar o processo de tomada de decisão, por meio de um eficiente sistema de gestão ambiental dentro de um contexto da Agenda 21 Local, com o envolvimento da comunidade universitária, os órgãos governamentais e a sociedade. The main goal of the thesis is to present, through a participatory process at the University of Science and Technology (UTEC), which are the indicators of sustainability that serve as a support for environmental management in the province of Luanda (Angola) in the context of agenda 21. By using a systemic approach of soft-system, the essay combines search methods which mix quantitative and qualitative analyses, having as an itinerary the Pressure # State - Response - Method (PSR Method). Several studies have been drawn up in the field of sustainable development. However, the low correlation of available data about the economic, social, ecological, politic, environmental and institutional realities in the province of Luanda along with principles of integrated management turn out to difficult the implementation of plans and programs of environmental planning which incorporate the existing community demand. In face of that, a research has been carried out from the sustainability indicators developed by the United Nations (UN) in order to identify the indicators of sustainability that may lead the province of Luanda to a process of sustainable development in the medium and long run. The main result is presented as a set of indicators of socio-environmental sustainability based on the factors of a pressure cause, state and response that best represent the circumstances observed in the city today and diagnosed through a systemic and participatory process. It can be cited still some results observed in the thesis, like a positive use of the Pressure, State and Response Method in the identification of the challenges to be faced in the construction of environmental indicators; the need for a greater harmonization of economic, environmental and social variables; when the main focus is the construction of environmental indicators and the lack of recent data and records have become a limit factor of the planning and management today. Finally, as proposed, the thesis suggests the enlargement base of the community involved, including other social segments and the creation of Environmental Education centers in each community in the province of Luanda. And in addition, the creation of consistent databases which may supply in a secure way the selected indicators to guide the decision-making process, through an efficient system of environmental management within a context of Local Agenda 21, involving the university community, government agencies and society as a whole.Florianópolis, SCSant'Anna, Fernando Soares PintoMartins, Sergio RobertoUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Eduardo Lopes2012-10-23T23:41:11Z2012-10-23T23:41:11Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxviii, 153 f.| il.application/pdf261754http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91501porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:17:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91501Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:17:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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