Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
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Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informaçãoGamificationComputação UbíquaGamesJogos EletrônicosComputação PervasivaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Este trabalho propõe um cenário para a aplicação de técnicas e ferramentas de Gamification e Computação Ubíqua em Unidades de Informação. A pesquisa indica que as tecnologias de Gamification e de Computação Ubíqua, principalmente nos aspectos referentes à Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis, em aproximadamente uma década, terão seu potencial esclarecido, passando a evoluir tecnologicamente e a ter impacto na sociedade em um nicho de mercado específico ou mais abrangente. Os nossos resultados indicam que a avaliação de tecnologias emergentes tem potencial quando aplicadas em Unidades de Informação e que a pesquisa acadêmica, aliada a análises do mercado tecnológico, pode ser mais efetiva em traduzir a necessidade informacional e tecnológica da sociedade.This paper proposes a scenario for the application of techniques and tools of Gamification and Ubiquitous Computing into Information Units. The research indicates that Gamification and Ubiquitous Computing, especially the last one of them in the aspects of Augmented Reality and Wearable User Interfaces, in about one decade, will have their potential enlighten, starting to evolve technologically and impacting in the society on a specific market niche or in a more comprehensive market aspect. Our results indicates that the evaluation of emerging technologies has the potential when applied in a Information Units and the academic research, combined with the future technology market analysis is more effective in translating the informational and technological need of society.Dutra, Moisés LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Alexandre Amorim Amaral2015-07-17T02:52:49Z2015-07-17T02:52:49Z2015-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T02:52:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-17T02:52:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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