Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Alexandre Amorim Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
id UFSC_ae506422059632ffd1742c55648e8f23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133764
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informaçãoGamificationComputação UbíquaGamesJogos EletrônicosComputação PervasivaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.Este trabalho propõe um cenário para a aplicação de técnicas e ferramentas de Gamification e Computação Ubíqua em Unidades de Informação. A pesquisa indica que as tecnologias de Gamification e de Computação Ubíqua, principalmente nos aspectos referentes à Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis, em aproximadamente uma década, terão seu potencial esclarecido, passando a evoluir tecnologicamente e a ter impacto na sociedade em um nicho de mercado específico ou mais abrangente. Os nossos resultados indicam que a avaliação de tecnologias emergentes tem potencial quando aplicadas em Unidades de Informação e que a pesquisa acadêmica, aliada a análises do mercado tecnológico, pode ser mais efetiva em traduzir a necessidade informacional e tecnológica da sociedade.This paper proposes a scenario for the application of techniques and tools of Gamification and Ubiquitous Computing into Information Units. The research indicates that Gamification and Ubiquitous Computing, especially the last one of them in the aspects of Augmented Reality and Wearable User Interfaces, in about one decade, will have their potential enlighten, starting to evolve technologically and impacting in the society on a specific market niche or in a more comprehensive market aspect. Our results indicates that the evaluation of emerging technologies has the potential when applied in a Information Units and the academic research, combined with the future technology market analysis is more effective in translating the informational and technological need of society.Dutra, Moisés LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Alexandre Amorim Amaral2015-07-17T02:52:49Z2015-07-17T02:52:49Z2015-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T02:52:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-17T02:52:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
title Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
spellingShingle Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
Soares, Alexandre Amorim Amaral
Gamification
Computação Ubíqua
Games
Jogos Eletrônicos
Computação Pervasiva
title_short Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
title_full Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
title_fullStr Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
title_full_unstemmed Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
title_sort Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação
author Soares, Alexandre Amorim Amaral
author_facet Soares, Alexandre Amorim Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutra, Moisés Lima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Alexandre Amorim Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Gamification
Computação Ubíqua
Games
Jogos Eletrônicos
Computação Pervasiva
topic Gamification
Computação Ubíqua
Games
Jogos Eletrônicos
Computação Pervasiva
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-17T02:52:49Z
2015-07-17T02:52:49Z
2015-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123573846016