AS DEMANDAS ENCAMINHADAS AO SERVIÇO SOCIAL NO NASF: UM MAPEAMENTO DURANTE A REMULTISF
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185932 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. |
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AS DEMANDAS ENCAMINHADAS AO SERVIÇO SOCIAL NO NASF: UM MAPEAMENTO DURANTE A REMULTISFServiço Social, Demandas Sociais, Atenção Primária em Saúde; Saúde da Família.Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.O presente Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) tem como tema as demandas encaminhadas ao serviço social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atendidas pela assistente social residente. O objetivo geral é mapear e analisar as demandas encaminhadas por profissionais de saúde e/ou rede intersetorial ao serviço social do NASF em um Centro de Saúde do município de Florianópolis, atendidas pela profissional residente em saúde da família no seu primeiro ano de atuação. Metodologicamente o estudo foi realizado a partir de pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como técnicas de levantamento de dados a observação participante, o registro em diário de campo e o levantamento de documentos institucionais. Como principais resultados apontam-se: a identificação de 157 atendimentos e/ou matriciamentos realizados entre o período de 31/05/2016 à 31/05/2017. As pessoas atendidas/matriciadas são majoritariamente encaminhadas pela rede do SUS (72%); 52% dos encaminhamentos mapeados foram informais (51% destes oriundos da própria equipe de saúde da família e 49% externos); dentre os encaminhamentos formais, 98% foram realizado pela equipe de saúde da família; 85% dos encaminhamentos exigiram atendimento presencial por consulta, interconsulta e/ou visita domiciliar e 15% das demandas foram sanadas na instrumentalização das equipes no matriciamentos dos casos. Uma entre as quarto áreas de equipe de saúde da família mapeadas dispunha de 41% das pessoas encaminhadas (internas/externas) em seu território; 90% dos encaminhamentos diziam respeito à acesso à direitos sociais; um em cada três encaminhamentos evidenciaram demanda de violência e/ou situação de risco social, com destaque à negligência. A maioria das pessoas encaminhadas se identificou como mulher, possuíam baixa escolaridade, insuficiência de condições de sustento atribuído a trabalhos informais para fins de complementação de renda (baixa renda). Foram identificadas ao menos 378 orientações e/ou pactuações realizadas derivadas destes encaminhamentos, bem como estes se desdobraram em 386 ações da profissional de serviço social entre matriciamentos, contato com rede de apoio e relatórios escritos.Florianópolis, SCPrá, Keli Regina Dal PráUniversidade Federal de Santa CatarinaFREITAS, BIA CRUZ2018-04-26T19:25:47Z2018-04-26T19:25:47Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185932porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-26T19:25:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-26T19:25:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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