A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83923 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_aee0ef6cd1f8dceef95dd455f6163221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83923 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiaisEngenharia de produçãoEducação especialInformaticaAlfabetizaçãoCriancas deficientes -EducacaoSoftwares educacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Alunos portadores de necessidades educativas especiais, possui limitações motoras e/ou sensoriais, cognitivas, requisitos estes necessários para a aprendizagem, que se agravam quando não se valoriza as suas potencialidades, pois como não recebem atendimento e estimulação adequada se tornam objetos e não sujeitos de seus próprios processos de aprendizagem. Por isso a importância de oferecer aos educandos, educação com qualidade mediada por profissional qualificado, como também condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento intelectual. Nessa perspectiva, o princípio básico sobre o qual este ambiente deverá estar fundamentado corresponde à participação ativa do aluno em todas as atividades proporcionadas pela escola, entre elas a utilização da informática educativa que, além de abrir um espaço para o mundo lúdico convidam o educando a dar vazão à imaginação e à fantasia, contribuindo também para a sua coordenação viso-motora. A presente pesquisa analisa o uso da informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa alunos com necessidades educativas especiais, com idade entre 8 a 12 anos em nível pré-alfabetização, pais, professores e gestores. No presente trabalho realiza-se uma breve revisão bibliográfica na área, seguida de entrevistas estruturadas com pais e profissionais envolvidos. Paralelamente ocorreu um estudo com observações diretas, sistematizadas e registradas em protocolos. A investigação ocorreu em uma Escola Especial e em uma Classe Especial que por acreditar e valorizar as potencialidades dos alunos oferece recursos pedagógicos que os levam a desenvolver-se de forma integral, interagindo com todo o ambiente escolar. As condutas dos alunos frente às aulas de informática educativa, são analisadas à luz das categorias conceituais eleitas para observar o desenvolvimento da alfabetização dos alunos numa prática através de softwares para alfabetização. Os resultados alcançados da análise, mostram que o uso da informática educativa mediada pelo professor traz benefícios visíveis no desenvolvimento cognitivo, afetivo - emocional e coordenação viso-motora dos educandos.Florianópolis, SCCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaFranco, Angela Maria2012-10-20T04:39:42Z2012-10-20T04:39:42Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 87 f.| il., tabs.application/pdf191679http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83923porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T04:39:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T04:39:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
title |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais Franco, Angela Maria Engenharia de produção Educação especial Informatica Alfabetização Criancas deficientes - Educacao Softwares educacionais |
title_short |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
title_full |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
title_sort |
A informática como recurso pedagógico no processo de alfabetização de crianças com necessidades educativas especiais |
author |
Franco, Angela Maria |
author_facet |
Franco, Angela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação especial Informatica Alfabetização Criancas deficientes - Educacao Softwares educacionais |
topic |
Engenharia de produção Educação especial Informatica Alfabetização Criancas deficientes - Educacao Softwares educacionais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T04:39:42Z 2012-10-20T04:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
191679 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83923 |
identifier_str_mv |
191679 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 87 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164783931392 |