A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Soraya Corrêa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95685
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Gradução em Educação Física, Florianópolis, 2011
id UFSC_af30111bc320855128b7b20b33f15f60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDomingues, Soraya CorrêaKunz, ElenorFerreira, Jose Maria Carvalho2012-10-26T04:57:23Z2012-10-26T04:57:23Z2012-10-26T04:57:23Z290471http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95685Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Gradução em Educação Física, Florianópolis, 2011Este trabalho está entre os que estudam Educação Ambiental e Formação em Educação Física. Reconhecendo que há problemas ambientais entre a relação ser humano e natureza na sociedade atual e que a Educação Física, pela sua especificidade, contribui com os atuais problemas ambientais, buscamos compreender a atual realidade do processo de Formação em Educação Física para indicar na prática e na teoria possibilidades para organização pedagógica na dimensão da Educação Ambiental. Para conduzir o estudo foram analisados relatórios de uma experiência interdisciplinar acadêmica na área da Formação em Educação Física, documentos que envolvem questões ambientais e a revisão de literatura sobre os conceitos específicos a partir das seguintes fontes: livros sobre Educação Ambiental, Natureza, Ensino da Educação Física, Formação de Professores, Movimentos Sociais, legislação e documentos oficiais de fóruns e encontros sobre questões ambientais no Brasil. Os resultados são: a compreensão de natureza como um conceito que associa o ser humano a sociedade; caracterização da atual sociedade industrial e como parte dela, a Educação Física, que na sua estrutura e no seu conteúdo, contribuem com problemas ambientais; o reconhecimento destes pontos críticos como princípios para construção de possibilidades na organização da teoria e da prática pedagógica na Formação em Educação Física na dimensão da Educação Ambiental. As possibilidades são: a valorização da cultura do "Se movimentar"; a aproximação entre o processo de Formação em Educação Física e os Movimentos Sociais Ambientalistas e; o desenvolvimento do sistema dos complexos na organização disciplinar do currículo. Finalmente, este estudo indica que a Formação em Educação Física na dimensão da Educação Ambiental pode contribuir, especificamente para alterar criticamente a teoria e prática na própria Formação, e de um modo geral, pode estabelecer novas relações não destrutivas entre o ser humano e a natureza.This paper is studying Environmental Education and formation in Physical Education. Acknowledging that there are environmental problems in the relationship between Human and Nature in the current Society, and that Physical Education, by specify, contributes to the current environmental problems, we seek to understand the current reality of the process of formation in Physical Education to indicate, in practice and theory, possibilities to an educational organization within the Environmental Education. To conduct the study were analyzed reports of an academic interdisciplinary experience in the field of Formation in Physical Education, involving environmental issues; and the review of literature on the specific concepts was made from the following sources: Books of Environmental Education, Nature, Teaching Physical Education, Formation of Professors, Social Movements, Legislation and official documents of Forums and Meetings about environmental issues in Brazil. The results are: the comprehension of nature as a concept that combines the Human to Society; characterization of the current industrial society and as her part, the Physical Education, that in structure and contents, participates in the process of environmental destruction; and the acknowledge of this critical points as principles to the construction of possibilities at the organization of educational theory and practice in Formation of Physical Education within Environmental Education. The possibilities are: the valorization of the culture of "move-yourself", the approach of the process of formation in Physical Education and environmental social movements, and the development of the complex at the disciplinary organization of the curriculum. To finish, this study indicates that the formation in Physical Education within Environmental Education can contributes, especially, to change critically the theory and practice at the Formation, and generally, can make news relations non-destructive between Humans and Nature.318 p.| il., grafs., tabs.porEducação físicaEstudo e ensino (Superior)Educação ambientalFormação profissionalProfessores de educação fisicaFormaçãoPratica de ensinoA Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGEF0273-T.pdfPGEF0273-T.pdfapplication/pdf3956372https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95685/1/PGEF0273-T.pdf09541719ae88afe894a65806d480e864MD51123456789/956852015-11-12 08:54:07.231oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-12T10:54:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
title A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
spellingShingle A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
Domingues, Soraya Corrêa
Educação física
Estudo e ensino (Superior)
Educação ambiental
Formação profissional
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
title_short A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
title_full A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
title_fullStr A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
title_full_unstemmed A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
title_sort A Dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física
author Domingues, Soraya Corrêa
author_facet Domingues, Soraya Corrêa
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Soraya Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kunz, Elenor
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ferreira, Jose Maria Carvalho
contributor_str_mv Kunz, Elenor
Ferreira, Jose Maria Carvalho
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Estudo e ensino (Superior)
Educação ambiental
Formação profissional
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
topic Educação física
Estudo e ensino (Superior)
Educação ambiental
Formação profissional
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Gradução em Educação Física, Florianópolis, 2011
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T04:57:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T04:57:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-26T04:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95685
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 290471
identifier_str_mv 290471
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 318 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95685/1/PGEF0273-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09541719ae88afe894a65806d480e864
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805023684034560