Movimentos de democratização do acesso: análise do perfil dos inscritos e classificados à Universidade Federal de Santa Catarina em perspetiva longitudinal (2001-2015)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198638 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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Movimentos de democratização do acesso: análise do perfil dos inscritos e classificados à Universidade Federal de Santa Catarina em perspetiva longitudinal (2001-2015)EducaçãoEnsino superiorDemocratização da educaçãoUniversidades e faculdades públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Nas sociedades modernas, as desigualdades sociais e, em especial as escolares, estão sendo, nesse momento, mais amplamente discutidas. Particularmente, no caso do Brasil, os escândalos de corrupção em todas as áreas trazem à tona debates paralelos em relação à falta de acesso a bens básicos entre os quais: alimentação, saúde, segurança e educação, como também a supressão de direitos adquiridos. No que tange ao sistema educacional, ficam latentes as diferenças de acesso às possibilidades de frequentar esta ou aquela rede de ensino, de prolongar ou não o período de escolarização, de possuir ou não os meios para um aprendizado de qualidade, entre outras questões relacionadas à formação dos filhos das novas gerações, com foco especial nos segmentos que vinham sendo excluídos. Neste sentido, pesquisas que evidenciem como chegamos ao estágio atual são bem vindas para entendimento do vivido e procedimentos futuros. O foco da presente pesquisa volta-se à análises da temática da democratização do acesso à educação superior. Para isto, analisamos os perfis dos inscritos e classificados nos concursos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre os anos de 2001 e 2015. Estes perfis sofreram mudanças significativas a partir da implementação das Políticas de Ações Afirmativas (PAAs) no ano de 2008 e mais intensamente por meio da Lei nº 12.711/2012 que trata da reserva de vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que leva em conta, também, a renda familiar e a autoclassificação racial. Cabe destacar que até o ano de 2016 as instituições públicas implementaram totalmente as prescrições deste dispositivo legal. Paralelamente, buscamos apreender se as vagas universitárias dos cursos de maior demanda da instituição foram requeridas e ocupadas por candidatos de segmentos mais heterogêneo. Em termos metodológicos baseamo-nos na análise dos dados quantitativos de algumas variáveis que constam nos questionários socioeconômicos preenchidos pelos candidatos aos concursos vestibulares e outras modalidades de acesso, em uma perspectiva longitudinal por intermédio de um estudo de caso desta instituição. Os estudos teóricos do tripé desigualdades, justiça e democratização fundamentaram as análises, com destaque para os conceitos de democratização qualitativa desenvolvidos por Prost e Langouët. Verificamos que o movimento de oferta de vagas universitárias foi tímido, tendo privilegiado determinados centros de ensino em detrimento da expansão das vagas universitárias na criação de novos cursos e abertura destes em turnos diversos. Constatamos movimentos de democratização do acesso para componentes de segmentos antes excluídos da universidade pública, também nos cursos mais procurados. Ao investigar os movimentos de democratização do acesso à universidade pública brasileira, esperamos que esta pesquisa proporcione uma visualização mais nítida dos inscritos e classificados nos concursos da UFSC. E, como um particular que propicia apreender aspectos do universal, estimule o debate em torno da temática e subsidie a continuidade das atuais e a criação de novas políticas públicas para ampliação da democratização do acesso à educação superior.Abstract : Social inequalities, and particularly educational inequalities, are being widely discussed in modern society. In the case of Brazil in particular, corruption scandals have raised parallel debates about the lack of access to basic goods and services including: food, healthcare, safety and education, as well as the suppression of acquired rights. In relation to education, latent differences continue in access to opportunities to attend a particular school system, to prolonged schooling, or to having the means to receive quality education. In this sense, studies that reveal how we have reached the current stage are important to help understand current experience and future procedures, giving special focus on traditionally excluded segments. This study focuses on the analyses of the democratization of access to higher education. To do so, it analyses the profiles of the students registered and classified in college entrance exams at the Federal University at Santa Catarina (UFSC), between 2001 and 2015. These profiles suffered significant changes since the implementation of Affirmative Action Policies in 2008 and more intensely since the enactment of Law nº 12.711/2012, which reserves spaces for students from public high schools and also considers family income and how the candidates classify their own race. It should be highlighted that until 2016, the public institutions totally implemented the new legal regulations. In parallel, we sought to understand if the university openings of the courses with greater demand were sought and occupied by the candidates from the more heterogeneous segments. Methodologically, the analysis is based on quantitative data about some of the variables found in the socio-economic questionnaires filled in by the candidates of the college entrance exams, and other modalities of access to university education. The study takes a longitudinal perspective by conducting a case study at this institution. Theoretical studies about inequalities, justice and democratization support the analysis, highlighted by the concept of qualitative democratization developed by Prost and Langouët. We found that the movement to provide university opportunities has been timid, and has emphasized certain university centers in detriment to expanding openings by creating new courses at different time periods. We found movements of democratization of access to components of segments previously excluded from the public university, also in the most sought after courses. By investigating the movements of democratization of access to Brazil s public universities, we hope that this study provides a clearer view of the candidates registered and classified in the entrance exams to the Federal University at Santa Catarina. As a look at the particular to help grasp aspects of the universal, the study is intended to stimulate the debate about the issue and support the continuity of current measures and the creation of new public policies to expand the democratization of access to higher education.Valle, Ione RibeiroBianchetti, LucídioUniversidade Federal de Santa CatarinaSato, Silvana Rodrigues de Souza2019-07-25T11:55:40Z2019-07-25T11:55:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis266 p.| il., gráfs.application/pdf357381https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198638porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:55:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198638Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:55:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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