SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253885 |
Resumo: | Este artigo buscou analisar a ocorrência de sobrequalificação objetiva entre os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) atualmente lotados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou-se, portanto, uma pesquisa quantitativa, descritiva e com utilização de dados secundários obtidos junto ao Observatório da UFSC. A pesquisa bibliográfica concentrou-se no desenvolvimento dos temas: gestão de pessoas na administração pública e a política de qualificação de pessoas, incentivo a qualificação e sobrequalificação. A partir dos resultados do estudo, observou-se que, pelo menos 73,4% dos TAEs da UFSC possuem educação formal que excede a exigência mínima para ingresso no cargo, sendo considerados sobrequalificados; além disso, os TAEs de nível E são os mais sobrequalificados, seguidos, nesta ordem, pelos TAEs de nível D e C. Sugere-se novos estudos para investigar a sobrequalificação percebida e sua potencial influência nas experiências subjetivas e comportamentos e atitudes no trabalho dos TAEs. |
id |
UFSC_af98907da7bcd261c4575191cd179bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253885 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)Este artigo buscou analisar a ocorrência de sobrequalificação objetiva entre os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) atualmente lotados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou-se, portanto, uma pesquisa quantitativa, descritiva e com utilização de dados secundários obtidos junto ao Observatório da UFSC. A pesquisa bibliográfica concentrou-se no desenvolvimento dos temas: gestão de pessoas na administração pública e a política de qualificação de pessoas, incentivo a qualificação e sobrequalificação. A partir dos resultados do estudo, observou-se que, pelo menos 73,4% dos TAEs da UFSC possuem educação formal que excede a exigência mínima para ingresso no cargo, sendo considerados sobrequalificados; além disso, os TAEs de nível E são os mais sobrequalificados, seguidos, nesta ordem, pelos TAEs de nível D e C. Sugere-se novos estudos para investigar a sobrequalificação percebida e sua potencial influência nas experiências subjetivas e comportamentos e atitudes no trabalho dos TAEs.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:59:53Z2024-01-04T14:59:53Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253885NUNES, PAULA MARTINSPIZZINATTO, LUIZ EDUARDODIAS, FILIPE JOSÉSANTOS, ANGELO MARCELO SILVEIRA DOSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T15:00:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T15:00:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
title |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
spellingShingle |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) NUNES, PAULA MARTINS |
title_short |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
title_full |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
title_fullStr |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
title_full_unstemmed |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
title_sort |
SOBREQUALIFICAÇÃO OBJETIVA: UM PERFIL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) |
author |
NUNES, PAULA MARTINS |
author_facet |
NUNES, PAULA MARTINS PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO DIAS, FILIPE JOSÉ SANTOS, ANGELO MARCELO SILVEIRA DOS |
author_role |
author |
author2 |
PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO DIAS, FILIPE JOSÉ SANTOS, ANGELO MARCELO SILVEIRA DOS |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, PAULA MARTINS PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO DIAS, FILIPE JOSÉ SANTOS, ANGELO MARCELO SILVEIRA DOS |
description |
Este artigo buscou analisar a ocorrência de sobrequalificação objetiva entre os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) atualmente lotados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou-se, portanto, uma pesquisa quantitativa, descritiva e com utilização de dados secundários obtidos junto ao Observatório da UFSC. A pesquisa bibliográfica concentrou-se no desenvolvimento dos temas: gestão de pessoas na administração pública e a política de qualificação de pessoas, incentivo a qualificação e sobrequalificação. A partir dos resultados do estudo, observou-se que, pelo menos 73,4% dos TAEs da UFSC possuem educação formal que excede a exigência mínima para ingresso no cargo, sendo considerados sobrequalificados; além disso, os TAEs de nível E são os mais sobrequalificados, seguidos, nesta ordem, pelos TAEs de nível D e C. Sugere-se novos estudos para investigar a sobrequalificação percebida e sua potencial influência nas experiências subjetivas e comportamentos e atitudes no trabalho dos TAEs. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T14:59:53Z 2024-01-04T14:59:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253885 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651983031107584 |