Dificuldades escolares secundária a problemas intelectuais: principais associações durante o processo de triagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manuella Caroline Barcelos dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129195
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2014
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spelling Dificuldades escolares secundária a problemas intelectuais: principais associações durante o processo de triagemCiências médicasDeficiencia mentalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2014Introdução: A Deficiência Intelectual (DI) é um dos transtornosneuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes. Ataxa de prevalência fica entre 1% a 3% da população jovem. NoBrasil, estima-se que 1,6% da população seja acometida. Existedificuldade nesses achados quando referentes ao funcionamentointelectual limítrofe. Normalmente a queixa apresentada aopediatra é de atraso na fala, alteração do comportamento socialou baixo rendimento escolar. O processo de aprendizagemocorre através da inter-relação entre os aspectos cognitivos,afetivos e sociais. Logo, a dificuldade de aprendizagem ocorrequando estes mecanismos não funcionam adequadamente, quepor sua vez podem estar alterados por várias razões, sejam elas:intelectual, emocional, pedagógica e social. Tanto a criança comdesempenho intelectual limítrofe como a criança com DI leve,apresentam maior lentidão em sua aprendizagem edesenvolvimento. É provável que enfrentem dificuldades naescola e que poderão necessitar de um tempo maior para tentarconsolidar o processo de aprendizagem. Objetivo: O objetivodeste estudo foi identificar preditores biopsicossociais dadeficiência intelectual e do funcionamento intelectual limítrofe pormeio da avaliação interdisciplinar de crianças com problemasescolares encaminhadas por professores da rede pública deensino da Capital do Estado de Santa Catarina ? Brasil. Método:No total, 290 crianças entre sete e 14 anos, dos quais 68,4%eram do sexo masculino, passaram pela avaliação interdisciplinarcompleta no serviço de referência. Dois procedimentos foramutilizados: um protocolo de triagem desenvolvido pela equipepara identificar o perfil biopsicossociais e aplicação de testesespecíficos nas áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia eassistência social. Associações bi e multivariadas foramrealizadas entre deficiência intelectual e inteligência limítrofe e osdados da avaliação breve. Resultados: Os principais achadosassociados à deficiência intelectual leve e funcionamentointelectual limítrofe foram associação positiva com a baixaescolaridade da mãe (OR= 12,15; IC 1,28-114,60; p=0,02) ehistória de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (OR=4,58; IC 1,30-16,19; p=0,01). Conclusão: Encontrou-seassociação entre deficiência intelectual leve e funcionamentointelectual limítrofe com aspectos biológicos e psicossociais esugerem que ambos são preditores de risco para dificuldades deaprendizagem secundárias a deficiência intelectual leve efuncionamento intelectual limítrofe.<br>Abstract: Introduction: Intellectual Disability (ID) is one of the mostcommon neuropsychiatric disorders in children and adolescents.Prevalence among the young population ranges between 1-3 %.In Brazil, it is estimated that 1.6 % of the population is affected.Usually, complaints to the pediatrician are speech delay, alteredsocial behavior, or poor learning performance at school. Thelearning process occurs through the inter-relationship betweencognitive, affective, and social aspects. Therefore, learningdifficulties occur when these mechanisms do not functionproperly, which in turn can be altered for various reasons,whether organic, intellectual, emotional, educational, or social.Both children with borderline intellectual (BI) performance andchildren with mild ID show slower learning and developmentrates. It is likely that they will face difficulties at school and thatthey might require more time to consolidate their learningprocess. Objective: The aim of this study was to identifybiopsychosocial predictors of ID and BI through theinterdisciplinary assessment of children with learning problemsreferred for evaluation by teachers of public schools ofFlorianópolis, the capital of the state of Santa Catarina - Brazil.Method: A total of 290 children between seven and 14 years, ofwhich 68.4 % were male, underwent a full evaluation by amultidisciplinary team of a reference service. Two processeswere used: A screening protocol developed by the team toidentify the biopsychosocial profile, and the application of specifictests in psychology, pedagogy, speech therapy, and social work.Bivariate and multivariate correlations were made betweenintellectual disability and borderline intelligence, and the dataobtained during the brief evaluation. Results: The major findingsassociated with mild intellectual disability and borderlineintelligence were positively correlated with low schooling of themother (OR = 12.15, CI = 1.28 to 114.60, p = 0.02) and a historyof delayed neuropsychomotor development (OR = 4.58, CI = 1.30to 16.19, p = 0.01). Conclusion: An association was foundbetween mild intellectual disability and borderline intelligence,and biological and psychosocial aspects, and this suggests thatboth are risk predictors for learning difficulties secondary to mildintellectual disability and borderline intelligence.Pires, Maria Marlene de SouzaXikota, João CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Manuella Caroline Barcelos dos2015-02-05T20:48:16Z2015-02-05T20:48:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1v.| il., grafs., tabs.application/pdf327376https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129195porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:48:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129195Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:48:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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