A produção de curtas metragens nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Daniel Assis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.
id UFSC_afc0a4b137e602351684a57e57de1474
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186601
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A produção de curtas metragens nas aulas de geografiaGeografiaCurta-metragemCinema na educaçãoCultura digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.Desenvolvido na linha de pesquisa de Geografia em processos educativos, no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, este estudo analisou a inserção do cinema do contexto educacional, propondo sua utilização como uma ferramenta para estimular os estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental a produzirem curtas-metragens como fomento para a construção de conhecimentos e saberes geográficos. Repensar o uso de instrumentos que estimulem a aprendizagem e provoquem novos olhares sobre os conceitos/conteúdos geográficos na educação básica é o dilema principal desta dissertação. Para tanto, as questões metodológicas das Geografias desenvolvidas na educação básica são examinadas e tensionadas em relação ao modelo atual de escola pública em tempos de cultura digital e produção de conteúdos. O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação, tendo como método de registro os diários de campo, observação participante e o grupo focal ao final do projeto.Os resultados demonstraram que o uso das tecnologias digitais e do cinema no âmbito educacional potencializa o processo de aprendizagem, uma vez que os estudantes tenham autonomia e um letramento digital para as elaborações de suas ideias. O cinema e a produção de curtas-metragens protagonizam a criação de momentos de reflexão e experiências importantes tanto para a formação do indivíduo quanto para o desenvolvimento do pensamento geográfico.Abstract : Developed in the research line of educational process in Geography, at the Master Graduate Program in Geography of the Federal University of Santa Catarina, this study analyzed an insertion the cinema in the educational context, proposes its use as a device to motivate students of the last year of the middle school for to productive short films as a promotion for the construction of knowledge and geographical scholarship. Rethinking the use of devices that stimulate learning and the creation of new perspectives on the concepts and geographic understanding in basic education is the main quandary of this dissertation. For this, as methodological questions of Geographies developed in basic education are examined and stressed in relation to the current public school model in times of digital culture and content production. The results demonstrate how the uses of technological and multimidia resources can promote the learning process, since the students have autonomy and a digital accomplishments for to work their ideas. Movie theater and a short film production lead to the creation of moments of reflection and experiences as important for a person development as for the development of geographic thought.Martins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Daniel Assis2018-05-26T04:03:16Z2018-05-26T04:03:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 p.| il.application/pdf351964https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-26T04:03:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-26T04:03:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
title A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
spellingShingle A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
Freitas, Daniel Assis
Geografia
Curta-metragem
Cinema na educação
Cultura digital
title_short A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
title_full A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
title_fullStr A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
title_full_unstemmed A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
title_sort A produção de curtas metragens nas aulas de geografia
author Freitas, Daniel Assis
author_facet Freitas, Daniel Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Daniel Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Curta-metragem
Cinema na educação
Cultura digital
topic Geografia
Curta-metragem
Cinema na educação
Cultura digital
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-26T04:03:16Z
2018-05-26T04:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 351964
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601
identifier_str_mv 351964
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128217989120