O entre-lugar de um pensamento próprio: Filosofia da história na obra do intelectual índio boliviano Fausto Reinaga (1940-1991)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205729 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018. |
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O entre-lugar de um pensamento próprio: Filosofia da história na obra do intelectual índio boliviano Fausto Reinaga (1940-1991)HistóriaIntelectuaisÍndiosHistóriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.Este trabalho examina, problematiza e constrói uma história intelectual sobre o pensamento do índio boliviano José Félix Reinaga Chavarría, mais conhecido como Fausto Reinaga. Nascido em 1906 em Macha, no departamento boliviano de Potosí, este intelectual teve uma vida política intensa e suas obras influenciaram desde então os grupos índios que afluíram para a cena política daquele país. Ainda hoje a obra do autor é referência para diversos grupos políticos e vem sendo estudada pela academia boliviana e internacional. Nesta tese, busco refletir sobre o pensamento de Reinaga a partir da maneira como ele narra a história, observando sua forma de descrever os sujeitos, explicar o passado, apresentar o presente e projetar o futuro. A partir disso, é possível perceber um padrão que se mantém em sua obra, apesar das mudanças ideológicas que marcam as três etapas do seu pensamento. O resultado da interação entre a manutenção desse padrão e as mudanças ideológicas do autor, no sentido de rejeitar a herança intelectual europeia e de construir um pensamento próprio, a partir do índio, produziu conflitos internos que só podem ser entendidos quando se leva em consideração a ação da filosofia da história e a sua importância na construção do pensamento deste intelectual. Por isso, não busco enquadrar o pensamento de Reinaga em formulações externas a ele, parto dos marcos que o autor criou e tento entender quais as implicações que essas escolhas (ou não) tiveram para a produção do seu pensamento de forma geral, qual o seu alcance e como impactaram novas escolhas ou novas formulações ao longo da sua produção intelectual. A hipótese central desta tese é a de que os caminhos explicativos e narrativos do discurso de Reinaga estão moldados e direcionados por uma concepção específica sobre o sentido da história, mais precisamente, por uma filosofia da história. Assim, o conflito existente no pensamento do autor está em buscar construir um pensamento próprio, negando o pensamento europeu/ocidental, mas sem conseguir fugir da força organizadora e modeladora da filosofia da história de matriz moderna e ocidental, condição que o deixou num lugar entre o ocidental e o índio. Foi na tensão criada por essa posição que o autor desenvolveu seu pensamento e é sobre ela que este trabalho se desenvolve.Abstract : This work examines, problematizes and builds an intellectual history on the thinking of the Bolivian Indian José Félix Reinaga Chavarría, better known as Fausto Reinaga. Born in 1906 in Macha, in the Bolivian department of Potosí, this intellectual had an intense political life and his works have since influenced the Indian groups that emerged in the political scene of that country. Even today the work of the author is a reference for various political groups and has been studied by the Bolivian and international academy. In this thesis, I try to reflect on Reinaga's thinking from the way he narrates history, observing his way of describing subjects, explaining the past, presenting the present, and projecting the future. From this, it is possible to perceive a pattern that remains in his work, despite the ideological changes that mark the three stages of his thought. The result of the interaction between the maintenance of this pattern and the ideological changes of the author, in order to reject the European intellectual heritage and to construct his own thought, from the Indian, produced internal conflicts that can only be understood when one takes into account the action of the philosophy of history and its importance in the construction of the thought of this intellectual. Therefore, I do not seek to frame the thought of Reinaga in formulations external to him, starting from the milestones that the author created and I try to understand the implications that these choices (or not) had for the production of his thought in general, what his reach and how they impacted new choices or new formulations throughout their intellectual production. The central hypothesis of this thesis is that the explanatory and narrative paths of Reinaga's discourse are shaped and directed by a specific conception of the meaning of history, more precisely by a philosophy of history. Thus, the existing conflict in the author's thinking lies in seeking to construct his own thinking, denying European/Western thought, but without being able to escape from the organizing and shaping force of the philosophy of modern and western matrix history, a condition that left him in a place between the West and the Indian. It was in the tension created by this position that the author developed his thought and it is on it that this work develops.Flores, Maria Bernardete RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Marcos Luã Almeida de2020-03-31T14:01:33Z2020-03-31T14:01:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 p.application/pdf358688https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205729porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:01:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205729Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:01:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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